Transportes Auto-estrada Sines-Santo André estará pronta em Janeiro

Auto-estrada Sines-Santo André estará pronta em Janeiro

As obras para concluir a via de ligação de Sines à auto-estrada do Sul, paradas há vários anos, já recomeçaram e o compromisso é que terminem até ao fim de Janeiro de 2017.
Auto-estrada Sines-Santo André estará pronta em Janeiro
Maria João Babo 03 de Novembro de 2016 às 16:26
As obras de conclusão da A26-1, a auto-estrada entre Sines e Santo André integrada na subconcessão do Baixo Alentejo, começaram esta semana, anunciou o Ministério do Planeamento e das Infraestruturas.

Como refere, a intervenção foi iniciada no troço compreendido entre os nós da Petroquímica e de Maria da Moita, tendo sido já possível a retirada dos pinos de delimitação da via, que causavam problemas de segurança.

Esta obra está a cargo da SPER, a concessionária do Baixo Alentejo, que em 2012 parou a construção desta e de outras vias devido a dificuldades de financiamento.

O compromisso assumido agora pela concessionária é que a obra nesta via de ligação entre o Porto de Sines e a A2 seja concluída até ao fim de Janeiro.

No mesmo comunicado, o gabinete de Pedro Marques acrescenta que a conclusão das obras na A26-1 resulta de "um acordo entre a Infraestruturas de Portugal (IP) e a concessionária, o qual permitirá, a breve prazo, a reabilitação do troço do IC-1, entre Grândola e Alcácer do Sal".

No caso do IC-1, a intenção do Executivo é que passe para a jurisdição da IP, tenho o ministro já garantido que assim que for possível retirar esta via da parceria público-privada (PPP) do Baixo Alentejo a IP tem condições para lançar imediatamente a obra de requalificação do troço Alcácer do Sal- Grândola.

Autarcas e utentes da região têm exigido obras urgentes nesta estrada devido ao aumento da sinistralidade.
 
No entanto, ela integra a subconcessão que foi adjudicada em Janeiro de 2009 à SPER e as renegociações do contrato entre a Infraestruturas de Portugal e a subconcessionária ainda continuam.

Em Outubro, na conferência de imprensa para apresentação das prioridades do Orçamento do Estado para 2017 Pedro Marques disse esperar até Novembro "receber o ok final dos bancos financiadores" desta PPP.



A sua opinião1
Este é o seu espaço para poder comentar o nosso artigo. A sua opinião conta e nós contamos com ela.
Faltam 300 caracteres
Negócios oferece este espaço de comentário, reflexão e debate e apela aos leitores que respeitem o seu estatuto editorial, promovam a discussão construtiva e combatam o insulto. O Negócios reserva-se ao direito de editar, apagar ou mesmo modificar os comentários dos seus leitores se atentarem contra o bom senso e seriedade.O acesso a todas as funcionalidades dos comentários está limitada a leitores registados e a Assinantes.
comentar
comentários mais recentes
Anónimo Há 2 dias

e a autoestrada Coimbra - Viseu ?
Para o trafego das autoestradas do Alentejo chegava uma via,...
de viseu a coimbra o melhor que se faz é 1 hora e 15 minutos para pouco mais de 60 Km !!!
Haja deus, a velocidade máxima é de 60Kms/hora !!!!

pub