Indústria BA Vidro vai às compras na Bulgária, Grécia e Roménia

BA Vidro vai às compras na Bulgária, Grécia e Roménia

O grupo vidreiro nacional comprou as quatro fábricas de produção de embalagens de vidro da companhia grega Yioula Glassworks.
BA Vidro vai às compras na Bulgária, Grécia e Roménia
André Cabrita-Mendes 10 de Outubro de 2016 às 16:45
A empresa portuguesa BA Vidros comprou várias fábricas no sudeste europeu, depois de fechar negócio com a companhia grega Yioula Glassworks.

A operação foi anunciada esta segunda-feira, 10 de Outubro, pela empresa helénica um ano depois da Yioula ter anunciado que ia dar início a um processo de venda de activos. O valor do negócio não foi revelado.

A BA Vidro tem a sua sede em Avintes, Vila Nova de Gaia, e vai passar assim a controlar mais quatro fábricas: uma na Grécia, outra na Roménia, e duas na Bulgária.

A empresa helénica anunciou que vendeu somente o seu negócios de embalagens de vidro, continuando a controlar a sua operação de produtos de vidro para a cozinha, que conta com uma unidade na Roménia, outra na Bulgária, e mais duas fábricas na Ucrânia.

Antes desta aquisição, a BA Vidro já detinha sete fábricas em Portugal, Espanha e Polónia. Só em Avintes, produz cem milhões de garrafas por mês.

A empresa emprega 2.200 trabalhadores e registou vendas de 530 milhões em 2015 em 50 países, registando lucros de 86 milhões.

A BA Vidro é controlada pela família Silva Domingues (26%), pela família de Carlos Moreira da Silva (26%) e pela Atanágoras SGPS e pela TEAK Capital (47%).

A presidente executiva da BA Vidro reconhecia em Outubro de 2015 que o grupo vidreiro estava comprador, com Sandra Santos (na foto) a dizer que ir às compras "está e estará sempre em cima da mesa".

O grupo BA Vidro foi fundado há mais de 100 anos, em 1912. A última grande aquisição teve lugar em 2012 com a compra do grupo polaco Warta Glass.

A conclusão do negócio ainda está sujeito a várias aprovações nacionais e só deverá estar fechado no final deste ano.



A sua opinião1
Este é o seu espaço para poder comentar o nosso artigo. A sua opinião conta e nós contamos com ela.
Faltam 300 caracteres
Negócios oferece este espaço de comentário, reflexão e debate e apela aos leitores que respeitem o seu estatuto editorial, promovam a discussão construtiva e combatam o insulto. O Negócios reserva-se ao direito de editar, apagar ou mesmo modificar os comentários dos seus leitores se atentarem contra o bom senso e seriedade.O acesso a todas as funcionalidades dos comentários está limitada a leitores registados e a Assinantes.
comentar
comentários mais recentes
Cagoneles Há 4 semanas

Outra Santos??? Sera da Familia do Ditador de Angola? Cheira-me mal muito mal, De quantos creditos vivem estas Gangs, pois estou farto de pagar para encher, estas Estrela sem brilho.

pub
pub
pub
pub