Banca & Finanças Banco do BCP na Polónia multado em 4,8 milhões de euros

Banco do BCP na Polónia multado em 4,8 milhões de euros

O Bank Millennium tem de pagar uma coima de 20 milhões de zlotys na Polónia, segundo decidiu o regulador da concorrência UOKIK. A instituição financeira vai recorrer.
Banco do BCP na Polónia multado em 4,8 milhões de euros
Diogo Cavaleiro 15 de janeiro de 2018 às 10:15

O Bank Millennium, banco detido em 50,1% pelo Banco Comercial Português, foi multado na Polónia. A coima é de 20 milhões de zlotys, o que corresponde, ao câmbio actual, a perto de 4,8 milhões de euros.

 

A coima foi aplicada pelo UOKiK, o regulador para as questões concorrenciais e para a protecção do consumidor da Polónia, e divulgada esta segunda-feira, 15 de Janeiro.

 

Segundo o que está descrito na nota de imprensa, o regulador recebeu queixas de consumidores sobre a inclusão de cláusulas que poderiam conter informação enganosa, relacionada com a conversão de montantes que constavam em créditos imobiliários concedidos em francos suíços. 

 

O banco já não estará a praticar o que foi considerado incorrecto pelo UOKiK neste tipo de cláusulas, de acordo com a nota. Os clientes visados serão avisados desta decisão por carta, sendo que no site da instituição bancária já consta a decisão, tomada a 29 de Dezembro do ano passado.

 

O banco ainda poderá recorrer, o que deverá ser feito. Em resposta ao contacto do Negócios, fonte do Bank Millennium relembrou que a decisão do presidente do regulador não é definitiva. "O banco não concorda com esta decisão e deverá apresentar um recurso dentro do prazo legal", acrescenta a instituição financeira. 
 

O negócio na Polónia é uma das operações desenvolvidas pelo BCP fora de Portugal, sendo o Millennium um banco universal de âmbito nacional.

A instituição financeira obteve um resultado líquido de 502 milhões de zlotys nos primeiros nove meses do ano, 117,8 milhões de euros ao câmbio de 30 de Outubro (data da divulgação). Segundo as perspectivas apresentadas em Outubro do ano passado, o Bank Millennium prevê alcançar lucro de mil milhões de zlotys em 2020. 


(Notícia actualizada às 11:27 com indicação de que o Bank Millennium irá recorrer)





A sua opinião3
Este é o seu espaço para poder comentar o nosso artigo. A sua opinião conta e nós contamos com ela.
Faltam 300 caracteres
comentar
Negócios oferece este espaço de comentário, reflexão e debate e apela aos leitores que respeitem o seu estatuto editorial, promovam a discussão construtiva e combatam o insulto. O Negócios reserva-se ao direito de editar, apagar ou mesmo modificar os comentários dos seus leitores se atentarem contra o bom senso e seriedade.O acesso a todas as funcionalidades dos comentários está limitada a leitores registados e a Assinantes.
comentários mais recentes
Ó Nuno 15.01.2018

1- Qual é o impacto de 4,8 milhoes de euros nos resultados e no valor do BCP? Sendo um evento não recorrente o impacto é esse mesmo. O BCP tem uma capitalização bolsista superior a 4 mil milhoes de €. 4,8 milhões são 0,1
2- A multa não era novidade, já se sabia que ia acontecer. Qual era o valor esperado pelo mercado? Se fosse de 10 milhoes, a noticia até é positiva... e a cotação, nos EUA ou en qualquer parte do mundo, devia subir.

Nuno 15.01.2018

Uma notícia destas, nos EUA, fazia já descer a ação entre 5 e 7%

Anónimo 15.01.2018

Parece q n Polónia os reguladores funcionam ao contr´rio do que se verificou em Portugal.Somos maus em tudo excepto em lançar impostos para cobrir aquilo que tem sido má gestão durante anos e que levou a três bancarrotas e vai a caminho da quarta,esperem sentados e vejam o desastre.