Banca & Finanças Banco polaco do BCP aumenta lucros para 130,3 milhões

Banco polaco do BCP aumenta lucros para 130,3 milhões

O Bank Millennium beneficiou com a alienação de acções da Visa Europe, que anulou o impacto do novo imposto criado sobre o sector.
Banco polaco do BCP aumenta lucros para 130,3 milhões
Nuno Carregueiro 28 de Outubro de 2016 às 07:50
O Bank Millennium, banco polaco detido em 50,1% pelo Banco Comercial Português, fechou os primeiros nove meses do ano com um resultado líquido de 569,8 milhões de zlotys (130,3 milhões de euros), o que traduz um aumento de 15,5% face ao período homólogo.
 
Em comunicado, o banco português justifica o desempenho com o "resultado extraordinário relacionado com a alienação de acções da Visa Europe registado no segundo triemstre, no montante de 283 milhões de zlotys (64,7 milhões de euros), que mais do que compensou o efeito combinado negativo do novo imposto sobre a banca e a contabilização de provisões adicionais".
 
Sem ter em conta os eventos extraordinários, o Bank Millennium teria ainda assim registado um aumento nos lucros, de 4,8% para 517,4 milhões (118,3 milhões de zlotys).

O banco assinala que o "resultado core" cresceu 4% em termos anuais e 2,3% numa base trimestral, "favorecido essencialmente pelo crescimento da margem financeira", que cresceu 8,7% em termos homólogos. As comissões líquidas aumentaram 7,4%.
 
O Bank Millennium aumentou o número de clientes activos em 107 mil nos últimos 12 meses, para 1,45 milhões, com os depósitos no retalho a crescerem 16%, o que o banco diz ser acima da média do mercado.
 
No crédito o banco destaca o crescimento de 44% no segmento de habitação. O rácio de crédito com imparidade é 4,6%, sendo de quase metade na habitação.
 
O banco polaco chegou a Setembro com um rácio de capital CET1 de 17,8%, conseguindo um "confortável cumprimento dos requisitos regulamentares de capital". 
 
(notícia actualizada às 7:57 com mais informação)



A sua opinião14
Este é o seu espaço para poder comentar o nosso artigo. A sua opinião conta e nós contamos com ela.
Faltam 300 caracteres
Negócios oferece este espaço de comentário, reflexão e debate e apela aos leitores que respeitem o seu estatuto editorial, promovam a discussão construtiva e combatam o insulto. O Negócios reserva-se ao direito de editar, apagar ou mesmo modificar os comentários dos seus leitores se atentarem contra o bom senso e seriedade.O acesso a todas as funcionalidades dos comentários está limitada a leitores registados e a Assinantes.
comentar
comentários mais recentes
Anónimo Há 4 dias

O BCP está a correr vertiginosamente para os 0.0015, como já tinha comentado da ultima vez. Reparem desde anunciaram o roubo de cada 7 valia 1, não fiz outra coisa descer e descer. Quem vai sair a ganhar com isto tudo vai ser os chinocas da fo--tesão e o mamado a ve-los passar. GRANDE ABUTRE imbecil

Criador de Touros Há 4 dias

Os que dizem mal do BCP são tesos...

Anónimo Há 4 dias

O B C P QUANDO TIVER UM PATRÃO , acredito que seja dentro de pouco tempo, vai subir para 7/ 8 Euros por acção. Pequenos investidores façam tudo para não se desfazerem das acções.

Anónimo Há 4 dias

Agora é que o BCP vai subir !
Vou já comprar meia dúzia de acções, para ver se fico rico.

ver mais comentários
pub