Tecnologias BCP assegura que situação está a normalizar após prevenção contra ciberataque ter dificultado operações a clientes

BCP assegura que situação está a normalizar após prevenção contra ciberataque ter dificultado operações a clientes

O BCP disse hoje que está a ser normalizada a sua operação, depois de alguns clientes se terem queixado de problemas na realização de operações, na sequência de medidas preventivas tomadas pelo banco para evitar um ataque informático.
BCP assegura que situação está a normalizar após prevenção contra ciberataque ter dificultado operações a clientes
Lusa 12 de maio de 2017 às 18:48
"A situação está a voltar a normalizar, pode ainda haver algumas disrupções pontuais", afirmou à Lusa fonte oficial.

O banco garantiu que não foi afectado pelo ciberataque que hoje se desenrola à escala internacional e que as dificuldades que os clientes sentiram se deveram a medidas de prevenção tomadas pela instituição.

A Lusa contactou o BCP após vários clientes do banco terem referido dificuldades em realizar operações bancárias, nomeadamente através de cartões.

Quanto a outras instituições financeiras, a Caixa Geral de Depósitos disse que não foi afectada e que as medidas de cautela não provocaram problemas nas operações dos clientes.

BPI e Novo Banco ainda não adiantaram informação, mas não há relatos de queixas de clientes.

Fonte oficial do Santander Totta já tinha dito à Lusa que não foi afectado, tal como não foi o banco Santander em Espanha, após notícias de davam conta de um ataque.

A Lusa contactou ainda a SIBS, gestora da rede multibanco, tendo dito fonte oficial que os sistemas estão a funcionar normalmente, sem qualquer vulnerabilidade, não tendo havido qualquer ataque.

A Polícia Judiciária já disse hoje que está a acompanhar e a tentar perceber o alcance de um ataque informático internacional que tem como alvo empresas.

A Portugal Telecom, que alertou hoje os seus clientes para o vírus perigoso a circular na Internet e que pediu para que tenham cautela na navegação na rede e na abertura de anexos recebidos por correio electrónico, já indicou que activou todos os planos de segurança.

No entanto, disse, a rede e os serviços prestados pela Meo não foram afectados.

Já a EDP indicou que decidiu cortar os acessos à Internet da sua rede para prevenir o ataque informático.

A empresa acrescentou, entretanto, que estão a funcionar normalmente todos os sistemas que conduzem a rede eléctrica e que também continuam em funcionamento normal os sistemas de 'contact center' e de reparação de avarias.

A multinacional espanhola de telecomunicações Telefónica foi hoje obrigada a desligar os computadores da sua sede em Madrid, depois de detectar um vírus informático que bloqueou alguns equipamentos.

A imprensa espanhola noticiou que o vírus desconhecido provocou a paragem dos computadores afectados, ficando o monitor azul e tendo aparecido em alguns equipamentos uma mensagem a pedir o pagamento de uma quantia em 'bitcoins', uma moeda virtual desenvolvida fora do controlo de qualquer Governo.

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