Banca & Finanças BCP fala em "potencial regresso" aos dividendos em 2018

BCP fala em "potencial regresso" aos dividendos em 2018

A devolução dos Cocos ao Estado permite ao BCP pensar no regresso aos dividendos. Não há compromisso. Mas há um objectivo: distribuir no mínimo 40% dos resultados de 2018 aos accionistas.
BCP fala em "potencial regresso" aos dividendos em 2018
Diogo Cavaleiro 12 de Janeiro de 2017 às 17:34

O Banco Comercial Português (BCP) pretende regressar ao pagamento de dividendos após o aumento de capital. Na apresentação aos investidores sobre a operação de 1,3 mil milhões de euros, o banco liderado por Nuno Amado fala num "potencial regresso" à remuneração accionista.

 

Com o reforço de capital, o banco que tem a Fosun como maior accionista pretende reembolsar a ajuda estatal de 700 milhões. Com esse pagamento, há um "cancelamento de restrições chave relacionadas com suporte do Estado, incluindo proibição de distribuição de dividendos, risco de venda potencial de negócios core e risco de conversão em participação accionista".

 

No documento, divulgado esta quinta-feira 12 de Janeiro, o BCP indica que a "emissão de direitos pretende acelerar o regresso à normalização da actividade do banco, incluindo o potencial regresso ao pagamento de dividendos, em vez da abordagem faseada seguida até à data".

 

Falando nesse "potencial regresso ao pagamento de dividendos", a equipa de Nuno Amado avança com uma intenção: "objectivo para um ‘pay-out’ ratio de pelo menos 40% em 2018, sujeito a requisitos regulamentares". O rácio indica a disposição de distribuir um mínimo de 40% dos resultados obtidos em remuneração accionista. Os resultados de 2018, pelo que o pagamento é no ano seguinte. 


A agência de "rating" DBRS comentou hoje que acredita no regresso do BCP aos lucros em 2017, o que é um primeiro passo para ter resultados para distribuir. 

O aumento de capital começa na próxima semana. Na terça-feira, as acções do banco passam a negociar sem direitos associados à operação, já que estes começam a negociar em bolsa na quinta-feira seguinte, 19. Estes direitos permitem a compra das novas acções que serão emitidas pelo BCP.

(Notícia actualizada às 17:45 com mais informações)




A sua opinião54
Este é o seu espaço para poder comentar o nosso artigo. A sua opinião conta e nós contamos com ela.
Faltam 300 caracteres
Negócios oferece este espaço de comentário, reflexão e debate e apela aos leitores que respeitem o seu estatuto editorial, promovam a discussão construtiva e combatam o insulto. O Negócios reserva-se ao direito de editar, apagar ou mesmo modificar os comentários dos seus leitores se atentarem contra o bom senso e seriedade.O acesso a todas as funcionalidades dos comentários está limitada a leitores registados e a Assinantes.
comentar
mais votado Anónimo Há 4 dias

A actual administração do MILLENNIUMbcp tem tratado os accionistas com desprezo, pois, além de não remunerar o capital desde o Exercício de 2009, obriga, tal como qualquer cliente, a pagar comissões em tudo o que é taxável. O mesmo se passa com as Aplicações Financeiras, praticando taxas que se aproximam de 0% (zero por cento) e os colaboradores quase pedem para tirar de lá o dinheiro. Quando se fala em Aplicações Financeiras quase nos olham com desprezo...Dá muito menos trabalho ir buscar o dinheiro ao BCE...

comentários mais recentes
Anónimo Há 3 dias

Potencial regresso ao engano dos pequenos accionistas, os que não têm voto e que são simplesmente manipulados pelos gestores de conta a colocarem dinheiro num banco gerido por uma pessoa que não transmite o mínimo de confiança.Basta de tanta aldrabice e roubo descarado!

Ora, dai uma valente biqueirada no Mamado! Há 3 dias

O BCP de aumento em aumento de capital os accionistas vão ficando cada vez mais lisos! A acção BCP já cotou a mais de 5 €, hoje se não fosse o rss, estavam a pouco mais de 1 Cêntimo!? Ora digam lá se vale a pena meter dinheiro nesta estrumeira! BCP só é bom para o salafrário do Amado e sua trupe!

J. SILVA Há 4 dias

Como é que este aldrabão e testa de ferro compulsivos tem idoneidade para ser gestor dum banco. As mentiras e as vigarices feitas aos pequenos acionistas deveriam ter consequências. Não existem porque as entidades supervisoras são dirigidas por gente também inqualificável. TUDO BONS RAPAZES

Amado Há 4 dias

Ponham o dinheirinho aqui no BCP falido seus carneirinhos :D

ver mais comentários
pub
Saber mais e Alertas
pub
pub
pub