Banca & Finanças BdP deverá indicar Lone Star para comprar Novo Banco

BdP deverá indicar Lone Star para comprar Novo Banco

O Banco de Portugal vai anunciar esta quarta-feira a melhor proposta para a venda do Novo Banco. O fundo norte-americano da Lone Star está à frente na corrida.
BdP deverá indicar Lone Star para comprar Novo Banco
Bloomberg
O Banco de Portugal deverá escolher os americanos da Lone Star para ficarem com o Novo Banco, sabe o Negócios. A indicação será dada ainda esta quarta-feira ao Governo, que tem a palavra final sobre quem fica com o banco que resulta da resolução do BES.  

A proposta da Lone Star prevê a compra da instituição por 750 milhões de euros, com o reforço de capital em igual montante. No entanto, o fundo norte-americano propõe ainda a criação de um veículo para ficar com os activos que não quis adquirir, gerindo o risco e a recuperação com o Estado. Como tais activos seriam assegurados não é certo mas o ministro das Finanças, Mário Centeno, assegurou esta quarta-feira que não será por garantia do Estado.

"Não pode haver uma garantia de Estado para suportar negócios privados", disse Centeno em entrevista ao DN/TSF.

Na mesma entrevista, o ministro das Finanças coloca em cima da mesa o cenário de nacionalização do Novo Banco, apesar de estar decorrer o processo de venda. "Nada está fora de questão quando se trata de garantir a estabilidade do sistema financeiro."

A escolha da Lone Star pelo Banco de Portugal como a melhor proposta é dada como certa pelo jornal Eco.



A sua opinião7
Este é o seu espaço para poder comentar o nosso artigo. A sua opinião conta e nós contamos com ela.
Faltam 300 caracteres
Negócios oferece este espaço de comentário, reflexão e debate e apela aos leitores que respeitem o seu estatuto editorial, promovam a discussão construtiva e combatam o insulto. O Negócios reserva-se ao direito de editar, apagar ou mesmo modificar os comentários dos seus leitores se atentarem contra o bom senso e seriedade.O acesso a todas as funcionalidades dos comentários está limitada a leitores registados e a Assinantes.
comentar
mais votado Ciifrão Há 1 semana

Não é venda é oferta, ainda fazem uma limpeza nos ativos Depois da triagem para o Banco Mau, nova triagem. Fica limpinho, sem osso como gostam os predadores.

comentários mais recentes
Anónimo Há 1 semana

Ricciardi na SICN a pedir a nacionalização do Novo Banco. Os Deuses devem estar loucos com este menininho de Cascais. Um nojo.

José Herminio Há 1 semana

Quem paga a diferença? Perguntar à caranguejola!!!!!!!

Ricardo João Há 1 semana

iupi, adeus banco, adeus défice, adeus problemas....

João Pedro Há 1 semana

Quem comprar o novo banco vai ter de pagar aos lesados, não só aos papel comercial bem como aos obrigacionistas e acionistas porque foram manipulados só num último aumento de capital foram 1040 milhões com a autorização do banco de Portugal.

ver mais comentários
pub
Saber mais e Alertas
pub
pub
pub