Empresas Bebé Confort de Vila do Conde produz cadeira de bebé mais segura do mundo

Bebé Confort de Vila do Conde produz cadeira de bebé mais segura do mundo

A fábrica de Vila do Conde do grupo canadiano Dorel, que detém marcas como a Bebé Confort, começou a produzir a AxissFix Air, a primeira cadeira de bebé para automóvel com “airbag” instalado no arnês.
Bebé Confort de Vila do Conde produz cadeira de bebé mais segura do mundo
A AxissFix Air é a primeira cadeira de bebé para automóvel com "airbarg" instalado no arnês que protege a criança.
Rui Neves 02 de novembro de 2017 às 16:57

Uma inovação mundial que será integralmente produzida em Portugal. "A Dorel iniciou a produção, na sua fábrica de Vila do Conde, da cadeira de bebé mais segura do mundo, uma vez que é o único sistema de retenção automóvel a possuir um ‘airbag’ activo no arnês", anunciou a empresa.

 

"Para além de termos criado mais 20 postos de trabalho directos para a produção da cadeira, a economia local também sai beneficiada e isso deixa-nos bastante satisfeitos. Aliás, o facto de a Dorel ter escolhido o centro de competências Industrial português prende-se também com o facto de termos uma excelente rede de fornecedores locais", refere Vincent Vieira, um dos 14 elementos do grupo de trabalho da Bebé Confort que, em França, desenvolveu durante mais de três anos esta tecnologia.

 

Na fase de arranque, a fábrica de Vila do Conde vai produzir cerca de 25 mil unidades por ano, sendo que a nova cadeira, a AxissFix Air, "conta com cerca de 90% dos componentes ‘made in’ Portugal, garantindo actividade a fornecedores locais", destaca a Dorel.

 

A AxissFixAir é um dos quatro novos modelos de cadeiras auto das marcas Bebé Confort e Maxi-Cosi, ambas detidas pela multinacional canadiana Dorel, que começaram a ser fabricados na unidade de Vila do Conde.

 

Para acolher este acréscimo de actividade, a fábrica aumentou em 25% a sua capacidade de produção. No ano passado, da única unidade industrial da Dorel na Europa saíram 600 mil cadeirinhas para automóvel, 80% das quais destinadas ao mercado europeu e 15% ao mercado ibérico.

 

A facturação da unidade portuguesa, que emprega cerca de 400 pessoas, rondou os 47 milhões de euros no ano passado.

 

A marca assegura que a AxissFix Air, destinada a crianças entre os 4 meses e os 4 anos, "reduz até 55% a pressão exercida na zona cervical em caso de acidente, quando a cadeira se encontra no sentido da marcha, ou seja, de frente para a estrada".

 

"Os ‘crash tests’ que fizemos demonstram que esta cadeira é até 55% mais segura do que outras da mesma categoria e essa é uma excelente notícia para os pais", assegura Vincent Vieira.

 

De acordo com a Dorel, "ao contrário dos 'airbags' dos automóveis, o dispositivo desta cadeira é perfeitamente seguro, uma vez que funciona através da passagem de ar frio para duas almofadas localizadas no arnês da cadeira e activa-se na mesma direcção que o deslocamento da cabeça".

 

Ainda segundo Vincent Vieira, "existe uma placa electrónica introduzida no arnês que detecta a desaceleração do automóvel compatível com um acidente rodoviário. Quando detectada, é espoletado o mecanismo que faz com que as almofadas do airbag se insuflem com o ar de uma pequena garrafa que se encontra na parte traseira da cadeira. O airbag demora 0,5 segundos a insuflar e 1 segundo a desinsuflar", explica o mesmo responsável.

 

A  AxissFix Air já está disponível no mercado. Custa cerca de 650 euros. 




A sua opinião0
Este é o seu espaço para poder comentar o nosso artigo. A sua opinião conta e nós contamos com ela.
Faltam 300 caracteres
Negócios oferece este espaço de comentário, reflexão e debate e apela aos leitores que respeitem o seu estatuto editorial, promovam a discussão construtiva e combatam o insulto. O Negócios reserva-se ao direito de editar, apagar ou mesmo modificar os comentários dos seus leitores se atentarem contra o bom senso e seriedade.O acesso a todas as funcionalidades dos comentários está limitada a leitores registados e a Assinantes.
comentar
pub