Desporto Benfica é o segundo clube europeu com maior passivo

Benfica é o segundo clube europeu com maior passivo

O Benfica manteve-se como o segundo clube europeu de futebol com maior passivo em 2016, com 309 milhões de euros (ME), tendo decrescido 8% relativamente ao ano anterior, de acordo com um estudo divulgado hoje pela UEFA.
Benfica é o segundo clube europeu com maior passivo
Hugo Monteiro
Lusa 17 de janeiro de 2018 às 13:28

Os rivais FC Porto e Sporting, que não constavam do relatório referente a 2015, entraram na lista de 20 clubes com maior passivo - encabeçada pelos ingleses do Manchester United -, para o 16.º lugar, com um total acumulado de 161 ME, e o 20.º, com 133 ME, respectivamente.

 

Enquanto o tetracampeão nacional reduziu o passivo no ano fiscal de 2016 em 27 ME, tendo sido um dos nove clubes mencionados no relatório a conseguir fazê-lo, o clube portuense aumentou o passivo em 30% e o de Alvalade cresceu 29%.

 

Apesar de ter sido o clube em que o passivo cresceu mais, entre os três 'grandes', o FC Porto é o que apresenta a dívida mais sustentável, de acordo com o estudo divulgado pela UEFA, correspondendo a 0,7 vezes (x) do total dos activos, que incluem os direitos económicos dos futebolistas.

 

O passivo acumulado pelo Benfica, que é superior ao dos dois clubes rivais em conjunto, representa 1,1x do total de activos (cifrava-se em 1,3x em 2015), enquanto o do Sporting, apesar de ser o de menor dimensão, corresponde a 2,5x dos activos do clube.

 

O clube 'leonino' é, em contrapartida, o que apresenta a melhor relação entre o passivo e as receitas encaixadas em 2016, na proporção de 1,9x, enquanto no FC Porto corresponde a 2,1x e no Benfica a 2,5x.

 

O Manchester United, treinado pelo português José Mourinho, é o clube europeu com maior passivo acumulado, no valor total de 561 ME, tendo registado um crescimento anual em 2016 de 5%, mas que é, ainda assim, inferior ao activo (0,9x).

 

O Benfica é o único clube português em vários parâmetros do relatório divulgado pela UEFA, designadamente, número de espectadores (12.º), receitas de transmissão televisiva do organismo europeu (16.º), lucros finais (13.º), activos de jogadores (18.º).

 

Os 'encarnados' foram o sétimo clube com maior crescimento no número de espectadores no seu estádio, com um aumento de 5.630 espectadores relativamente à época anterior, ainda assim, atrás do Vitória de Guimarães, que é sexto, com um aumento de 6.334.




A sua opinião3
Este é o seu espaço para poder comentar o nosso artigo. A sua opinião conta e nós contamos com ela.
Faltam 300 caracteres
Negócios oferece este espaço de comentário, reflexão e debate e apela aos leitores que respeitem o seu estatuto editorial, promovam a discussão construtiva e combatam o insulto. O Negócios reserva-se ao direito de editar, apagar ou mesmo modificar os comentários dos seus leitores se atentarem contra o bom senso e seriedade.O acesso a todas as funcionalidades dos comentários está limitada a leitores registados e a Assinantes.
comentar
comentários mais recentes
Já agora Há 1 semana

E é também o que mais comissões paga por transferências isto cheira-me mal...

Anónimo Há 1 semana

Benfica é o segundo clube europeu com maior passivo

E VIVA O BENFICA!

À Bárra Há 1 semana

Agora quisto estava a ir tão bem ,com tantos lucros (o melhor da inrópa), que o Orelhas já estava a abrir os cofres da CGD e do BCP para novo empréstimo obrigadorista ,aparece está má noticia ! Isto deve vir do tal do insolvente em guerra de saraivadas

pub