Web Summit Bootstrap de uma start-up? Glossário para ir ao Web Summit

Bootstrap de uma start-up? Glossário para ir ao Web Summit

VC, bootstrap e série A são expressões próprias de uma realidade presente em Portugal: o empreendedorismo. Uma terminologia que tem vindo a difundir-se, nas últimas semanas, cada vez mais associada às notícias sobre o Web Summit.
Bootstrap de uma start-up? Glossário para ir ao Web Summit
Aidan Crawley/Bloomberg
Ana Laranjeiro 02 de Novembro de 2016 às 10:30

O mundo do empreendedorismo está dotado de uma linguagem própria. Linguagem comum a quem partilha este ambiente, mas que nem sempre é clara para quem não está no meio. A dias de Lisboa ser "invadida" por empreendedores, investidores e start-ups dos quatro cantos do mundo, conheça alguns dos termos deste universo.

Aceleradora de start-ups
Uma aceleradora de start-ups é uma estrutura que apoia o desenvolvimento destas empresas. Têm programas de aceleração, muitas vezes com uma duração de cerca de três meses, caracterizados por uma formação intensiva a vários níveis. Há várias aceleradoras de start-ups em território nacional.

Angel investor
Ou business angel, como muitas vezes é usado também em Portugal. Trata-se de pessoas que investem na fase inicial de uma start-up. Muitas vezes, em troca, ficam com uma percentagem sobre o capital da start-up. Um artigo de 2015 da Forbes sobre o que os empreendedores devem saber sobre estes investidores refere que, tipicamente, os business angels investem entre 25 mil e 100 mil dólares. Para isso, estes investidores têm em atenção algumas coisas, segundo a mesma fonte, como: a paixão, o compromisso, a qualidade e integridade dos fundadores da start-up; a oportunidade de mercado para a solução/projecto; o plano de negócios; a propriedade intelectual ou interesse da tecnologia e uma valorização adequada do projecto.

Bootstrap
Quando no mundo das start-ups é usada a palavra "bootstrap", o empreendedor está a referir-se ao capital inicial usado pelo fundador da start-up para arrancar com o negócio. A Investopedia explica que quando é usada a expressão um empreendedor está "boot strapping" significa que está a tentar iniciar a sua empresa com base em capitais próprios.

Demo Day
Ou dia da demonstração. Quando uma start-up está num programa de aceleração, o programa termina com o dia da demonstração. Nesta ocasião, os empreendedores podem mostrar o seu produto ou solução a uma plateia que pode ser composta por investidores.

Ecossistema
Um ecossistema de empreendedorismo é composto por todos os actores que integram a comunidade empreendedora. Start-ups, mentores, investidores, investigadores e universidades são actores destas comunidades e contribuem para o crescimento do ecossistema.

Incubadora de start-ups
Uma incubadora de start-ups é uma estrutura que também ajuda ao de-senvolvimento de start-ups. Cedem espaços de escritório para as empresa, a preços baixos, e ajudam-nas a contactar com investidores e clientes. Facilitam também o contacto com mentores. Em Portugal, há várias incubadoras de start-ups.

KPI (Key Performance Indicators)
Em português, significa Indicadores-Chave de Desempenho. Os indicadores importantes dependem um pouco da fase em que a start-up está e também da indústria em que se inserem e do modelo de negócio. Por exemplo, numa start-up que esteja numa fase mais avançada, um dado a que os investidores podem estar atentos são as receitas e os lucros.

Mentores
Mentores são pessoas com experiência no mundo empresarial e que estão disponíveis para ajudar os empreendedores que estão a começar. Podem dar conselhos e ajudar os empreendedores com questões práticas do dia-a-dia do negócio, bem como com questões relacionadas com o  sector em que operam.

Pitch
Um pitch é uma apresentação breve. O empreendedor tem cerca de três minutos para apresentar a sua empresa ou projecto a uma plateia que pode ser composta por dois ou três investidores. O objectivo de um pitch passa por captar o interesse de fundos de capital de risco, grandes empresas ou mesmo clientes para que possam, eventualmente, vir a desenvolver uma relação futura. Dado que estas apresentações são na maioria dos casos breves, a primeira impressão conta. Por isso, um discurso claro e conciso é muito importante.

Programa Semente
O  Programa Semente é uma das medidas do StartUp Portugal e visa dar benefícios fiscais mais favoráveis aos chamados três F – "family, friends and fools". A proposta de Orçamento do Estado para 2017 refere que os sujeitos passivos de IRS "que efectuem investimentos elegíveis no âmbito do Programa Semente, fora do contexto de actividades geradoras de rendimentos empresariais e profissionais, podem deduzir à colecta do IRS, até ao limite de 40% desta, um montante correspondente a 25% do montante dos investimentos elegíveis efectuados em cada ano". O montante anual dos investimentos elegíveis, para efeitos de dedução, não podem ser superiores a 100 mil euros. A proposta de OE avança que são considerados investimentos elegíveis "as entradas de dinheiro efectivamente pagas" desde que sejam feitas a micro ou pequenas empresas que não tenham mais de cinco anos, e que seja num montante superior a 10 mil euros por sociedade.

Seed Capital
Ou capital de semente, como também é chamado em Portugal. É o capital inicial para uma start-up dar os primeiros passos. Muitas vezes este dinheiro vem dos chamados três F – "family, friends and fools" –  em português mais conhecidos por "família, amigos e tolos".

Série A
Série A é uma ronda de financiamento que as start-ups angariam. Um investimento de série A é um financiamento captado junto de uma ou várias capitais de risco. Geralmente, está entre os três e os cinco milhões de dólares e ocorre numa fase em que a start-up já ultrapassou a "early stage" (fase inicial). Não há apenas rondas de financiamento de série A, mas também: B, C, D etc. A lógica é a mesma. O que é diferente são os montantes, que são mais elevados a cada série.

Start-up
Uma start-up é uma empresa nova e pequena. Tem por base uma ideia inovadora e distingue-se nomeadamente de uma pequena empresa por registar um crescimento acentuado nos primeiros anos de vida. Grande parte das vezes não se financia na banca tradicional. A maioria das start-ups nacionais, bem como no resto da Europa e nos EUA, têm uma base tecnológica.

StartUp Portugal
O StartUp Portugal é a estratégia nacional para o empreendedorismo. Lançado em Março de 2016, esta estratégia é composta por 15 medidas que se dividem em três grandes áreas: ecossistema; financiamento e internacionalização.

Ticket
Ticket é o montante ao qual ascende o financiamento.


Unicórnio
Um unicórnio é uma start-up que tem uma avaliação de, ou superior, a mil milhões de dólares.

VC (Venture Capital)
Um VC é um fundo ou uma sociedade de capital de risco. A maioria das start-ups, mais cedo ou mais tarde, vai tentar obter financiamento através destes fundos. Estas organizações, por norma, financiam start-ups em troca de uma percentagem da empresa. Além disso, podem também ter uma palavra a dizer na administração da firma. A banca tradicional, na maioria dos casos, não financia start-ups. Embora muitas destas empresas tipicamente registem crescimentos elevados, o risco associado a estas empresas é muito grande – daí que estas instituições sejam um veículo especializado no financiamento destas empresas. Há muitos fundos de capital de risco ao nível mundial e, geralmente, têm uma especialização: investem apenas em determinados sectores ou, por exemplo, apenas em empresas que estejam em determinadas fases de desenvolvimento.




A sua opinião0
Este é o seu espaço para poder comentar o nosso artigo. A sua opinião conta e nós contamos com ela.
Faltam 300 caracteres
Negócios oferece este espaço de comentário, reflexão e debate e apela aos leitores que respeitem o seu estatuto editorial, promovam a discussão construtiva e combatam o insulto. O Negócios reserva-se ao direito de editar, apagar ou mesmo modificar os comentários dos seus leitores se atentarem contra o bom senso e seriedade.O acesso a todas as funcionalidades dos comentários está limitada a leitores registados e a Assinantes.
comentar
pub
Saber mais e Alertas
pub
pub
pub