Banca & Finanças BPI e BEI formalizam acordo de mais 100 milhões para ajudar as PME

BPI e BEI formalizam acordo de mais 100 milhões para ajudar as PME

  O Banco Português de Investimento (BPI) e o Banco Europeu de Investimento (BEI) formalizaram hoje um empréstimo de 100 milhões de euros, parte de um acordo total de 400 milhões de euros, para ajudar a financiar empresas lusas.
BPI e BEI formalizam acordo de mais 100 milhões para ajudar as PME
Miguel Baltazar/Negócios
Lusa 04 de julho de 2017 às 17:27

"O BPI vai reforçar o financiamento de projectos de PME (Pequenas e Médias Empresas) e 'mid-caps' (empresas de média capitalização, até 3.000 trabalhadores) em Portugal com um novo empréstimo de 100 milhões de euros, concedido pelo Banco Europeu de Investimento (BEI). Trata-se da última tranche de um acordo de financiamento total de 400 milhões que o BEI aprovou para o BPI com o objectivo de disponibilizar financiamento em condições competitivas para as empresas portuguesas", lê-se em comunicado.

 

Segundo o texto sobre novo empréstimo da instituição de financiamento da União Europeia (UE), cujo capital é detido pelos até agora 28 estados-membros, "o BPI contribuirá com uma parcela de igual montante, elevando para 200 milhões de euros o volume total de financiamento colocado à disposição de projectos do sector empresarial".

 

O BPI propõe-se "disponibilizar condições competitivas, em termos de prazos alargados e taxas de juro dos empréstimos, no financiamento de projectos individuais até 12,5 milhões de euros para PME e até 25 milhões de euros para 'mid-caps'. Cerca de 30% do total de fundos pode ser usado para financiar pequenos projectos realizados por empresas do sector público local".

 

Em 2016, o Grupo BEI diz ter concedido um montante de 33.600 milhões de euros que chegou a 300.000 empresas em toda a Europa. Nesse ano, em Portugal, o Grupo BEI assinou contratos de empréstimo no total de 1.780 milhões de euros, incluindo 1.190 milhões de euros que permitiram apoiar mais de 8.200 PME portuguesas.

 

No âmbito de acordos similares, ainda segundo o documento, o BPI diz ter apoiado, desde 2012, mais de 3.000 operações, atingindo um montante total de cerca 660 milhões de euros em financiamento empresarial.

 




A sua opinião1
Este é o seu espaço para poder comentar o nosso artigo. A sua opinião conta e nós contamos com ela.
Faltam 300 caracteres
Negócios oferece este espaço de comentário, reflexão e debate e apela aos leitores que respeitem o seu estatuto editorial, promovam a discussão construtiva e combatam o insulto. O Negócios reserva-se ao direito de editar, apagar ou mesmo modificar os comentários dos seus leitores se atentarem contra o bom senso e seriedade.O acesso a todas as funcionalidades dos comentários está limitada a leitores registados e a Assinantes.
comentar
comentários mais recentes
ZÁSSSSSSSSSSSSSSS e JÁ ESTÁ 04.07.2017

o DETUSH BANK em 10 dias + 50 %
SANTANDER em 8 dias + 60 % agora chegou a vez do MILENIUM BCP que até já triplicou os LUCROS do 1º TRIMESTRE assim como o MILENIUM POLACO o DETUSH e o SANTANDER continuam de olho no BCP um dia acordamos e ZÀSSSSSS já está a FOSUN já ERA

pub