Banca & Finanças BPI encaixa 113 milhões com venda de sistemas de pagamentos ao CaixaBank

BPI encaixa 113 milhões com venda de sistemas de pagamentos ao CaixaBank

No espaço de um mês, as vendas à casa-mãe já proporcionaram um encaixe de 335 milhões de euros ao BPI. Esta quinta-feira foi anunciada a venda das actividades de emissão de cartões de débito e de crédito e de "merchant acquiring."
BPI encaixa 113 milhões com venda de sistemas de pagamentos ao CaixaBank
Ricardo Castelo/Negócios
Paulo Zacarias Gomes 21 de dezembro de 2017 às 19:56
O BPI vendeu os seus negócios de meios de pagamento - cartões de débito e de crédito e "merchant acquiring" - à sua casa-mãe, o catalão CaixaBank, por um valor total de 113 milhões de euros. 

O maior encaixe, segundo comunicado remetido à Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM) resultou da venda à Comercia da actividade de recolha de pagamentos com cartões no retalho ("merchant acquiring"), tendo ascendido a 60 milhões de euros.

Já a alienação da actividade de emissão dos cartões, feita à CB Payments (detida na totalidade pelo CaixaBank), significou uma entrada de 53 milhões de euros no cofre da instituição liderada por Pablo Forero.

Apesar do desinvestimento, o banco vai manter "o relacionamento com os clientes das actividades em causa", enquanto agente da CB Payments e da Comercia, uma joint-venture entre o CaixaBank e a Global Payments Inc.

As transacções vão gerar, estima o BPI, mais-valias de 99 milhões de euros antes de impostos. Além disso, traduzir-se-ão num "aumento dos fundos próprios CET1 (fully loaded) de 0,46 pontos percentuais (...) [passando] o rácio de capital total (...) a ser de 15% e o CET1 fully loaded de 13,2%," lê-se num comunicado do banco.

As vendas estão ainda sujeitas a luz verde das entidades da Concorrência.

Esta é a segunda vez no espaço de um mês que o BPI aliena activos à casa-mãe. A 23 de Novembro, anunciou a venda dos negócios de seguros vida e gestão de pensões, gestão de fundos de investimento, gestão de activos, e corretagem e research ao Caixabank, transacções que representaram um encaixe total de 222 milhões de euros. No total, as vendas anunciadas no último mês ascendem assim a 335 milhões de euros.



Saber mais e Alertas
pub