Indústria Budweiser em Portugal? Checos dizem que só eles podem vendê-la

Budweiser em Portugal? Checos dizem que só eles podem vendê-la

A produtora de cerveja Budejovicky Budvar ganhou em tribunal contra a Anheuser-Busch InBev (ABI) o direito de comercializar a marca em Portugal. Em causa está a detenção e o direito de vender cerveja no país sob a marca Budweiser.
Budweiser em Portugal? Checos dizem que só eles podem vendê-la
Bloomberg
Negócios 31 de Outubro de 2016 às 17:40

A empresa Budejovicky Budvar ganhou em tribunal o exclusivo da venda da cerveja Budweiser em Portugal. A decisão, anunciada pela companhia checa, chega mais de 10 anos após o início da luta judicial com a Anheuser Busch InBev.

"A decisão em tribunal entrou em vigor e é obrigatória", afirmou à agência noticiosa checa, CTK, Petr Samec, porta-voz da Budvar, citado pela Bloomberg. A empresa também reagiu em comunicado, onde refere que a decisão foi tomada pelo Tribunal de Propriedade Intelectual.

O caso chegou aos tribunais portugueses em 2003, data em que a companhia checa acusou a então Anheuser Busch de vender cerveja sob o cunho Budweiser sem ter direito a tal. Em 2012, as instâncias judiciais responderam a favor da Budvar, mas a ABI recorreu do veredicto.

"O veredicto dá-nos, e em especial ao nosso importador, certeza legal depois de tantos anos. A garantia de exclusividade para a marca Budweiser Budvar é o principal requisito para um maior desenvolvimento das nossas actividades comerciais em Portugal", acrescentou Samec.

Em Janeiro de 2015 o processo judicial deu entrada no Tribunal da Propriedade Intelectual de Lisboa e foi alvo de recurso em Maio de 2016. 

Este é já o segundo caso em que o fabricante de cerveja checo impede a concorrente ABI de vender cerveja Budweiser. O primeiro caso data de 2013 e ocorreu na Itália, refere Helena Votrelova, advogada da Budvar.

Há mais de cem anos que a Budejovicky Budvar tenta, em tribunal, provar que lhe são devidos os direitos de detenção da marca de cerveja. A Budvar tem ganho na sua maioria, em cerca de 70% das ocorrências.

Entre 2000 e 2016 contam-se 197 processos em tribunal, das quais a Budvar ganhou 136 e 10 terminaram com acordo fora das instâncias judiciais.

Com mais esta decisão, a multinacional ABI fica interdita de vender cerveja Budweiser em quase 70 países.




A sua opinião2
Este é o seu espaço para poder comentar o nosso artigo. A sua opinião conta e nós contamos com ela.
Faltam 300 caracteres
Negócios oferece este espaço de comentário, reflexão e debate e apela aos leitores que respeitem o seu estatuto editorial, promovam a discussão construtiva e combatam o insulto. O Negócios reserva-se ao direito de editar, apagar ou mesmo modificar os comentários dos seus leitores se atentarem contra o bom senso e seriedade.O acesso a todas as funcionalidades dos comentários está limitada a leitores registados e a Assinantes.
comentar
comentários mais recentes
Rammstein Há 6 dias

Quando quero beber cerveja, escolho Sagres ou Super Bock. O resto é paisagem.

makabrus2 Há 6 dias

não bebo cerveja só tinto de boa qualidade e acordo todos os dias bem disposto....

pub