Energia Buffet quer comprar gigante eléctrica por cerca de 9 mil milhões de dólares

Buffet quer comprar gigante eléctrica por cerca de 9 mil milhões de dólares

A filial energética da Berkshire Hathaway já confirmou que chegou a acordo para a compra a gigante eléctrica Oncor num negócio que avalia esta empresa em 11,25 mil milhões de dólares.
Buffet quer comprar gigante eléctrica por cerca de 9 mil milhões de dólares
Negócios 07 de julho de 2017 às 12:53

A Berkshire Hathaway Energy, filial da Berkshire Hathaway, empresa presidida pelo multimilionário Warren Buffett, revelou esta sexta-feira, 7 de Julho, que chegou a acordo para adquirir a Energy Future Holdings (EFH) por 9 mil milhões de dólares (7,9 mil milhões de euros).

 

Este negócio deverá significar que Buffett passará a controlar a gigante eléctrica texana Oncor (uma das maiores redes de distribuição energética dos Estados Unidos e que tal como a Luminant é detida pela EFH).

 

O montante previsto nesta transacção avalia a Oncor (que fornece energia eléctrica a 10 milhões de consumidores no Estado do Texas) em 11,25 mil milhões de dólares (cerca de 9,9 mil milhões de euros), um valor abaixo dos 18,4 mil milhões que a NextEra Energy Resources ofereceu pela eléctrica texana no âmbito de um negócio chumbado pelos reguladores americanos. Em Maio os reguladores rejeitaram essa transacção considerando que não salvaguardava o interesse público.

 

Este acordo acontece depois de a EFH ter pedido protecção contra falência em 2014 e numa altura em que a empresa-mãe da Oncor e da Luminant avança para uma situação de reabilitação.

 

A Berkshire Hathaway Energy opera nas áreas da electricidade e do gás-natural nos Estados Unidos, sendo que esta aquisição permitiria à empresa de Buffett reforçar a sua capacidade de oferta.

 

A agência Reuters escreve que esta é uma aposta arriscada de Buffett, na medida em que a transacção poderá ser travada pelos reguladores, que já bloquearam duas anteriores tentativas ade aquisição da Oncor.

 

"A Oncor é uma excelente escolha para a Berkshire Hathaway, e nós estamos satisfeitos por fazer outro investimento de longo-prazo no Texas. Quando investimentos no Texas investimentos em grande", afirmou Warren Buffett em comunicado.

 

Já o CEO da Oncor, Bob Shapard, considera que "ao juntarmos forças com a Berkshire Hathaway Energy, vamos garantir acesso a recursos operacionais e financeiros adicionais, continuando a posicionar-nos para assegurar as necessidades energéticas do nosso Estado".  

 

Esta não é a primeira aproximação de Buffett à EFH, depois de o multimilionário americano ter perdido 873 milhões de dólares na sequência de um investimento de 2 mil milhões de dólares em obrigações daquela empresa.




A sua opinião0
Este é o seu espaço para poder comentar o nosso artigo. A sua opinião conta e nós contamos com ela.
Faltam 300 caracteres
Negócios oferece este espaço de comentário, reflexão e debate e apela aos leitores que respeitem o seu estatuto editorial, promovam a discussão construtiva e combatam o insulto. O Negócios reserva-se ao direito de editar, apagar ou mesmo modificar os comentários dos seus leitores se atentarem contra o bom senso e seriedade.O acesso a todas as funcionalidades dos comentários está limitada a leitores registados e a Assinantes.
comentar
pub