Banca & Finanças Bundesbank: bancos alemães estão fortes mas subestimam riscos

Bundesbank: bancos alemães estão fortes mas subestimam riscos

O banco central alemão considera que há riscos para o sector que não estão a ser levados suficientemente em conta. A garantia é de que não há que temer a solidez das instituições bancárias da maior economia da zona euro.
Bundesbank: bancos alemães estão fortes mas subestimam riscos
Bloomberg
Negócios 16 de Novembro de 2016 às 10:15

O banco central alemão, o Bundesbank, considera que as instituições bancárias daquele país estão robustas. Contudo, sofrem de baixa rentabilidade e podem estar a subestimar o risco de quedas nos preços dos activos ou taxas de juros.

A posição foi tornada pública esta quarta-feira, 16 de Novembro. Embora a maior economia da zona euro tenha impulsionado a recuperação do bloco nos últimos anos, o seu crescimento económico desacelerou nos últimos trimestres, trazendo para cima da mesa a preocupação crescente sobre a fraca rentabilidade do seu sector bancário.


"No actual cenário macroeconómico, há o perigo de o mercado subestimar os riscos e deixar de levar em conta a possibilidade de queda dos preços dos activos e o aumento das taxas de juro", afirmou a vice-presidente do Bundesbank, Claudia Buch, em comunicado.


Outra das preocupações, recorda a agência Reuters, é o facto de os bancos estarem a emitir empréstimos com prazos mais longos, fixando as taxas de juro e tornando o sector menos flexível perante a necessidade de mudança. Todavia, garante o Bundesbank, a solvência dos bancos alemães não está em causa.




A sua opinião1
Este é o seu espaço para poder comentar o nosso artigo. A sua opinião conta e nós contamos com ela.
Faltam 300 caracteres
Negócios oferece este espaço de comentário, reflexão e debate e apela aos leitores que respeitem o seu estatuto editorial, promovam a discussão construtiva e combatam o insulto. O Negócios reserva-se ao direito de editar, apagar ou mesmo modificar os comentários dos seus leitores se atentarem contra o bom senso e seriedade.O acesso a todas as funcionalidades dos comentários está limitada a leitores registados e a Assinantes.
comentar
comentários mais recentes
Anónimo Há 2 semanas

VAI ALTA VAI! SÓLIDOS? ENTÃO NÃO ESTÃO! BASTA VER O DEUTCH BANK. NÃO APAREÇA O TAL MILAGRE E CÁ ESTAREMOS PARA VER A SOLIDEZ DO MESMO E NÃO SÓ MAS DESTA VEZ ESSENCIALMENTE DOS BANCOS ALEMÃES.NÃO ESQUECER QUE FOI AQUI QUE TUDO DE MAU COMEÇAOU E ENCAPOTADAMENTE FOMOS NÓS QUE SALVAMOS OS BANCOS ALEMÃES

pub
pub
pub
pub