Desporto Câmara vende 17% do Braga ao valor mínimo de 200 mil euros

Câmara vende 17% do Braga ao valor mínimo de 200 mil euros

Mais de 17% do capital da SAD do Sporting Clube de Braga mudou de mãos na segunda-feira. Nunca tal tinha acontecido segundo os dados da Bloomberg. Não se sabe quem é o comprador.
Câmara vende 17% do Braga ao valor mínimo de 200 mil euros
Paulo Duarte
Diogo Cavaleiro 01 de novembro de 2016 às 11:22

Foram negociadas mais de 200 mil acções da SAD do Sporting Clube de Braga num só dia. O volume corresponde a 17% do capital daquela sociedade. É precisamente a participação à venda pela Câmara Municipal de Braga.

 

De acordo com os dados da Bloomberg, 200 mil acções foram alienadas em dois blocos pelas 10:30 de ontem. Primeiro, um de 580, depois outro de 199.420. O que perfaz os 200.000 títulos que estavam nas mãos da câmara liderada pelo social-democrata Ricardo Rio (na foto). Houve, depois, ao longo do dia, mais negociações, com a troca de mais 705 acções. Sempre a 1 euro. 

 

Conforme o Negócios tinha dado conta, o Braga colocou no BPI a autorização para vender aquela participação, com "a data de início da venda das participações a 31 de Outubro, com um período de validade de 30 dias e com o valor mínimo de venda por acção fixado em um euro". A saída da câmara do capital da SAD bracarense deve-se a obrigatoriedade legal (sair do capital era uma solução) e à ideia de que a "câmara municipal não deve ser accionista de SAD", explicou já o presidente.  


A alienação ocorreu mesmo àquele preço mínimo de 1 euro definido pela autarquia depois da decisão da assembleia municipal. Ou seja, por cada acção, a edilidade assume a perda de 4 euros, já que todas foram adquiridas a 5 euros. A câmara regista uma menos-valia de 800 mil euros – a posição tinha sido constituída por 1 milhão de euros e só rendeu, agora, 200 mil euros.

 

Volume mais alto de sempre

 

Evolução das acções e do volume da SAD do Sporting Clube de Braga desde 2001, segundo dados da Bloomberg
Evolução das acções e do volume da SAD do Sporting Clube de Braga desde 2001, segundo dados da Bloomberg



Apesar de os títulos terem sido vendidos abaixo do preço a que foram adquiridos, o valor representa uma subida face à última cotação, de 0,80 euros. Em bolsa, a SAD liderada por António Salvador tem uma negociação muito irregular e muito reduzida. Desde Setembro, e até ontem, não havia qualquer transacção. A troca de 17% do capital em bolsa foi o volume mais alto desde que a Bloomberg tem dados, em 2001. 

O dia a seguir à transacção deste volume está a ser marcado por novas negociações. Trocaram de mãos mais 235 acções, a 1,10 euros cada.

 

Na semana passada, a sociedade apresentou um resultado líquido positivo, na ordem dos 2,12 milhões de euros no último exercício desportivo 2015/2016, findo em Junho, contra prejuízo de 1,3 milhões no ano passado. O activo está fixado em 28 milhões, o passivo em 16 milhões, deixando um capital próprio de 12 milhões de euros. 








A sua opinião9
Este é o seu espaço para poder comentar o nosso artigo. A sua opinião conta e nós contamos com ela.
Faltam 300 caracteres
Negócios oferece este espaço de comentário, reflexão e debate e apela aos leitores que respeitem o seu estatuto editorial, promovam a discussão construtiva e combatam o insulto. O Negócios reserva-se ao direito de editar, apagar ou mesmo modificar os comentários dos seus leitores se atentarem contra o bom senso e seriedade.O acesso a todas as funcionalidades dos comentários está limitada a leitores registados e a Assinantes.
comentar
mais votado 1230cf 01.11.2016

Avaliar clubes de futebol é complicado, Avaliar SAD´s idem, apesar de terem sido criadas para descomplicar. A propósito, nunca ouvi nenhuma (em Portugal) a falar de dividendos.
Nos livros a Sporting de Braga SAD vale 12 milhões e, no mercado vale cerca de 1,2 milhões (tem o handicap da liquidez).

comentários mais recentes
1230cf 01.11.2016

Avaliar clubes de futebol é complicado, Avaliar SAD´s idem, apesar de terem sido criadas para descomplicar. A propósito, nunca ouvi nenhuma (em Portugal) a falar de dividendos.
Nos livros a Sporting de Braga SAD vale 12 milhões e, no mercado vale cerca de 1,2 milhões (tem o handicap da liquidez).

O mais importante aqui é perguntar 01.11.2016

porque venderam a perder 4€ por ação. Negócios destes são a ruina de quem vende e por vezes, a de quem compra.

Marco Teixeira 01.11.2016

Tantas dúvidas levanta este negócio... Afinal quem comprou estas ações? Seria importante este valor para os cofres da CMB nesta fase? Está de alguma forma relacionada com a cedência dos terrenos do "Parque Norte"? Estas são algumas questões, entre tantas.

Hermenegildo Campos 01.11.2016

Ok.... sendo assim o SCB vale 1Meuros... arredondados.

ver mais comentários
pub
pub
pub
pub