Banca & Finanças Carlos Costa: “Novo Banco vai aproveitar a solução sistémica para o malparado”

Carlos Costa: “Novo Banco vai aproveitar a solução sistémica para o malparado”

O Novo Banco vai beneficiar da plataforma de gestão de crédito malparado que deverá ser adoptada pelo conjunto do sistema bancário, acredita o governador. Carlos Costa espera que a solução sistémica ajude a cumprir a exigência de vender 75% dos activos problemáticos em cinco anos.
Carlos Costa: “Novo Banco vai aproveitar a solução sistémica para o malparado”
Miguel Baltazar/Negócios
Maria João Gago 13 de julho de 2017 às 15:56

A capacidade de o Novo Banco vender 75% dos activos problemáticos em cinco anos, como exige a Comissão Europeia, "vai depender de outros mecanismos em estudo" para a redução de malparado dos bancos, como a "plataforma de gestão de activos" que está a ser desenvolvida, defende o governador do Banco de Portugal.

 

"A solução para o sistema vai aproveitar ao Novo Banco e o sistema vai aproveitar a solução para o Novo Banco", sublinhou Carlos Costa na comissão parlamentar de Orçamento, Finanças e Modernização Administrativa.

 

Em resposta ao deputado do PSD, Carlos Silva, o governador voltou a repetir que espera que os custos resultantes da gestão dos activos problemáticos do Novo Banco apresentem um valor "muito inferior ao cenário central". E, segundo adiantou, "o cenário central é que o valor efectivo calculado hoje com critérios conservadores é muito inferior" ao máximo de 3.890 milhões previsto no acordo com a Lone Star. "A minha expectativa é que possa ser muito inferior ao cenário central", sublinhou.



A sua opinião1
Este é o seu espaço para poder comentar o nosso artigo. A sua opinião conta e nós contamos com ela.
Faltam 300 caracteres
Negócios oferece este espaço de comentário, reflexão e debate e apela aos leitores que respeitem o seu estatuto editorial, promovam a discussão construtiva e combatam o insulto. O Negócios reserva-se ao direito de editar, apagar ou mesmo modificar os comentários dos seus leitores se atentarem contra o bom senso e seriedade.O acesso a todas as funcionalidades dos comentários está limitada a leitores registados e a Assinantes.
comentar
comentários mais recentes
MILENIUM BCP a 1ª LIBRA por AÇÃO 13.07.2017

ABENÇOADO BREXIT os bancos ingleses pareçem CÃES de volta do MILENIUM BCP eles precisam do BCP como O DESERTO precisa de ÀGUA é no que deu não deixarem o bcp subir DURANTE 3 MESES agora vamos ficar SEM MILENIUM BCP

pub
pub
pub
pub