Automóvel Carro eléctrico de Lisboa ao Porto sem stress a partir de Janeiro

Carro eléctrico de Lisboa ao Porto sem stress a partir de Janeiro

A rede de postos de carga rápida na Auto-estrada do Norte vai ficar concluída no início do próximo ano. Os utilizadores do carro eléctrico vão passar a viajar na A1 sem se preocuparem com o estado da bateria.
André Cabrita-Mendes 21 de dezembro de 2016 às 22:00

As duas principais cidades portuguesas estão separadas por mais de 300 quilómetros. Mas nas próximas semanas, Lisboa e Porto vão ficar mais próximas, para quem conduz um carro eléctrico.

A rede de postos de carga rápida de carros eléctricos na Auto-estrada do Norte (A1) vai ficar concluída no início de 2017. A data para a conclusão do projecto foi avançada ao Negócios por fonte oficial do Ministério do Ambiente.

É certo que já existiam alguns postos nesta auto-estrada, mas na verdade a viagem tinha que ser planeada cuidadosamente pelos utilizadores de veículos eléctricos, pois corriam o risco de ficarem apeados a meio do caminho.

"A conclusão dos postos vai facilitar a viagem entre Lisboa e Porto." Henrique Sánchez, Presidente da UVE

Tudo vai mudar no curto prazo, pois a rede de postos de carregamento rápido vai ficar concluída em Janeiro, com a instalação de seis novos postos, três em cada sentido, na Auto-estrada do Norte (A1): dois na zona de Estarreja, dois na zona da Mealhada e dois na zona de Santarém.

Actualmente já existem quatro postos nas estações de serviço da Galp em Pombal e de Aveiras de Cima.

Os condutores vão passar assim a ter disponíveis 10 postos de carga rápida nos 315 quilómetros de extensão da A1.

"A conclusão destes postos vai facilitar completamente a viagem entre Lisboa e Porto", analisa o presidente da Associação dos Utilizadores de Veículos Eléctricos (UVE), Henrique Sánchez.

O Governo tem previsto instalar 50 postos de carga rápida até ao final do primeiro trimestre de 2017. Em declarações ao jornal Público, o ministro do Ambiente, João Pedro Matos Fernandes, apontava que a meta de 50 postos poderá ficar aquém do previsto, com 35 postos de 50 kilowatts cada no total. 

Assim, no início do próximo ano, o Governo prevê concluir a instalação dos 35 postos de carga rápida, tanto em auto-estradas como em cidades.

A conclusão do projecto inicial de postos de carga rápida da rede Mobi.e foi bem recebida pelos utilizados do carro eléctrico.

"São notícias extremamente positivas. Isto é muito positivo para os utilizadores", disse ao Negócios Henrique Sánchez, presidente da UVE.

Inicialmente, os carregamentos vão ser gratuitos, mas a rede de postos de carga rápida na via pública vai começar a cobrar assim que os postos estiverem instalados, o que vai acontecer, precisamente, nos primeiros meses de 2017.

As vendas de carros eléctricos em Portugal continuam imparáveis. Nos primeiros 11 meses deste ano, as vendas cresceram 37,5%, para um total de 660 viaturas face a 2015, segundo os dados da Associação Automóvel de Portugal (ACAP).

Os utilizadores de carro eléctrico apontam que a conclusão da rede dos postos de carga rápida vai contribuir para o crescimento das vendas.

"É evidente que vai despoletar as vendas", afirma Henrique Sánchez, apontando que o quadro fiscal para 2017 também vai ajudar ao aumento das vendas.

Nissan Leaf domina as vendas

As vendas de carros eléctricos cresceram 37,5% até Novembro. Analisado por modelos, o Nissan Leaf domina as vendas com 290 unidades, mais 66% face a 2015, segundo dados da ACAP. Segue-se o BMW i3 com 159 unidades (79%), com o Renault Zoe a fechar o pódio com 140 unidades vendidas (56%). Destaque também para o crescimento das vendas do Volkswagen Golf eléctrico, num total de 17 unidades (54,5%). Em termos de crescimento por percentagem, o modelo que registou a maior subida foi o Kia Soul (733%), com 25 unidades. Entre 2000 e 2016, foram vendidos um total de 1.978 carros eléctricos. As vendas de 2016 já superaram as do melhor ano (2015), faltando ainda um mês para acabar o ano.




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comentários mais recentes
Anónimo Há 3 semanas

Sr xxx
Está muito mal informado, recomendo que leia estudos sobre a revolução dos VE.

Pedro Santos Há 4 semanas

Por princípio sou adepto do carro eléctrico. A questão é que, e de momento, tanto para empresas ou particulares, não é justificável o TCO, nem a flexibilidade de utilização. Alguém comentou as capacidades do Tesla, mas enfim, não é para todas as bolsas...

Tereza economista Há 4 semanas

Devem criar na faixa direita das autoestradas linhas elétricas para carregamento em andamento. Isso sim.

Anónimo Há 4 semanas

Seria bom que os responsáveis da Auto Europa começassem a fabricar em Portugal carros eléctricos antes da Tesla.

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