Automóvel Carro autónomo envolvido em novo acidente

Carro autónomo envolvido em novo acidente

O incidente ocorreu esta terça-feira numa estrada pública em Singapura. Um automóvel sem condutor colidiu com um camião, mas não se registaram feridos, adianta o regulador dos transportes local à Reuters.
Carro autónomo envolvido em novo acidente
Reuters
Negócios 18 de Outubro de 2016 às 11:45
Um veículo autónomo desenvolvido pela empresa nuTonomy esteve esta terça-feira, 18 de Outubro, envolvido num acidente com um camião em Singapura, reacendendo as preocupações com a segurança destes automóveis.

De acordo com Reuters, que cita fonte da empresa, encontravam-se dois engenheiros a bordo da viatura, que circulava lentamente. Não se registaram feridos.

A Autoridade de Trasportes Terrestes, em comunicado no Facebook, descreve a ocorrência: "O veículo de teste estava a mudar de faixa de rodagem quando colidiu com o camião".

Singapura tem oferecido terreno para testes de automóveis autónomos, nomeadamente do distrito ocidental. O país disponibilizou parte da sua rede rodoviária a quatro grupos diferentes para testar os veículos. A Reuters avança que no mês passado o país duplicou os quilómetros de estrada disponíveis para testes para os 12 quilómetros.

Aquele território tem vindo a aderir à corrida mundial pelo desenvolvimento deste tipo de automóveis no sentido de promover o uso partilhado de veículos e de transportes públicos. No passado mês de Agosto, o país foi notícia por testar um serviço de táxis sem condutor. A nuTonomy, também envolvida neste projecto, desenvolveu um serviço para smartphones que permite chamar um táxi de condução autónoma. A empresa tem vindo a trabalhar com os modelos eléctricos Renault Zoe e Mitsubishi i-MiEv.

Esta não é a primeira ocorrência com automóveis deste género. Aliás, em Maio deu-se o primeiro acidente fatal envolvendo um destes veículos. O acidente envolveu um automóvel da Tesla e provocou um morto, na sequência de um embate contra um camião na Florida.

Em Setembro o jornal Mirror noticiou um acidente com um veículo autónomo da Google. O modelo da Lexus embateu contra uma carrinha que não parou no sinal vermelho num semáforo em Mountain View, na Califórnia. A mesma publicação noticiou em Março um acidente entre um veículo da mesma empresa e um autocarro, também naquele estado norte-americano.

Na corrida pela liderança do mercado emergente dos veículos autónomos, várias empresas têm vindo a apostar nestas tecnologias em vários pontos do mundo. O Reino Unido, mais recentemente, testou pela primeira vez na suas estradas um automóvel autónomo da Renault com tecnologia desenvolvida na Universidade de Oxford.

(notícia alterada às 13:31 com clarificação do primeiro parágrafo)



A sua opinião6
Este é o seu espaço para poder comentar o nosso artigo. A sua opinião conta e nós contamos com ela.
Faltam 300 caracteres
Negócios oferece este espaço de comentário, reflexão e debate e apela aos leitores que respeitem o seu estatuto editorial, promovam a discussão construtiva e combatam o insulto. O Negócios reserva-se ao direito de editar, apagar ou mesmo modificar os comentários dos seus leitores se atentarem contra o bom senso e seriedade.O acesso a todas as funcionalidades dos comentários está limitada a leitores registados e a Assinantes.
comentar
comentários mais recentes
Anónimo Há 3 semanas

De duas uma:ou o carro nao tem carta de conducao,ou ia na estrada sobre o efeito da vinhanha.

Anónimo Há 3 semanas

E enquanto isto vai e não vai lá se vão queimando milhões em dinheiro e vidas. Isto é tudo muito giro qdo não se registam feridos ou mortes. O problema e q se vão registar pois são demasiadas variaveis nas estradas. Já dizia o outro "assim tb eu"

Anónimo Há 3 semanas


Os ladrões de esquerda


PS . BE . PCP - são uns PHILHOS DE PHU TA que xupam o sangue ao POVO...

para dar mais dinheiro e privilégios aos FP & CGA.


David Pereira Há 3 semanas

E quantos com condutor ?

ver mais comentários
pub
pub
pub
pub