Empresas Catalunha arrisca perder até 5 mil milhões com fuga de empresas

Catalunha arrisca perder até 5 mil milhões com fuga de empresas

Se a mudança de sedes sociais - já feita por algumas das principais empresas sediadas na Catalunha - se confirmar como tendência generalizada perante uma declaração de independência, a região autonómica arrisca perder até 5 mil milhões de euros de receitas, contabiliza o Cinco Dias.
Catalunha arrisca perder até 5 mil milhões com fuga de empresas
Reuters
Negócios 19 de outubro de 2017 às 15:43

O Cinco Días escreve esta quinta-feira, 19 de Outubro, que a "transferência massiva de sedes sociais de grandes empresas", da Catalunha para outras regiões de Espanha, poderá ter um enorme impacto socioeconómico.

 

O jornal económico espanhol quantifica em até 5 mil milhões de euros o montante que a região arrisca perder em receitas fiscais, isto se as empresas decidirem também transferir as suas sedes fiscais, algo que várias grandes companhias catalãs já revelaram estar a pensar fazer.

 

O jornal nota que se tem assistido já a um movimento de mudança de sede social por parte de várias empresas, que assim procuram maior estabilidade jurídica perante a ameaça de uma Catalunha independente.

 

Como exemplo de destaque surge a banca catalã, com os dois maiores bancos da Catalunha (CaixaBank e Sabadell) a terem já transferido as respectivas sedes sociais para outras regiões espanholas, uma decisão que visa desde logo a tentativa de não perder acesso ao financiamento do BCE.

Esta quinta-feira, 19 de Outubro, o governo autonómico catalão não respondeu de forma esclarecedora ao ultimato feito por Madrid, o que levou o governo espanhol a anunciar que no sábado se irá reunir em conselho de ministros para definir as medidas que serão levadas ao Senado por forma ao accionar do aritog 155 da Constituição.




Saber mais e Alertas
pub