Banca & Finanças China aprova criação de cinco novos bancos privados

China aprova criação de cinco novos bancos privados

A Comissão Reguladora da Banca na China aprovou a criação de cinco novos bancos privados no país, elevando para 16 o número de entidades bancárias não estatais.
China aprova criação de cinco novos bancos privados
Lusa 28 de dezembro de 2016 às 07:07
Em comunicado, o regulador disse esperar que as novas entidades impulsionem o apoio financeiro às pequenas e médias empresas, visando colmatar a concentração de crédito concedido às empresas públicas pelos bancos do Estado.

Os cinco novos bancos vão ter sede em Pequim e nas províncias de Jiangsu, Jilin, Liaoning e Shandond, respectivamente.

Na semana passada, o regulador chinês aprovou a instituição de outros dois bancos privados, com sede nas cidades de Pequim e Nanjing, ilustrando a diversificação do sector financeiro chinês preconizada por Pequim.

O banco privado mais antigo da China é o Minsheng Bank, fundado em 1996.

O sector bancário chinês continua, no entanto, a ser dominado pelos chamados "quatro gigantes", todos controlados pelo Estado: ICBC, China Construction Bank, Agricultural Bank of China e Bank of China.

A sua opinião0
Este é o seu espaço para poder comentar o nosso artigo. A sua opinião conta e nós contamos com ela.
Faltam 300 caracteres
Negócios oferece este espaço de comentário, reflexão e debate e apela aos leitores que respeitem o seu estatuto editorial, promovam a discussão construtiva e combatam o insulto. O Negócios reserva-se ao direito de editar, apagar ou mesmo modificar os comentários dos seus leitores se atentarem contra o bom senso e seriedade.O acesso a todas as funcionalidades dos comentários está limitada a leitores registados e a Assinantes.
comentar
pub