Indústria China prepara criação de gigante público do sector químico

China prepara criação de gigante público do sector químico

As empresas estatais chinesas Sinochem Group e ChemChina estão em negociações para uma possível fusão, que daria origem a um verdadeiro gigante do sector químico e petrolífero com quase 100 mil milhões de dólares de receitas anuais.
China prepara criação de gigante público do sector químico
Reuters
Negócios 14 de Outubro de 2016 às 10:03

O negócio foi proposto pelo Governo como parte dos esforços para reduzir o número de empresas estatais e criar companhias maiores e mais competitivas a nível global, avança a Reuters. 

 

Segundo a agência noticiosa, que cita fontes não identificadas, a administração das duas empresas já se reuniu esta semana para debater o possível negócio.

 

Ainda que num estágio inicial, as negociações acontecem numa altura em que a ChemChina está a finalizar uma oferta de compra de 43 mil milhões de dólares (39 mil milhões de euros) pela fabricante de pesticidas suíça Syngenta. Se o negócio não prosseguir, a ChemChina terá de pagar 3 mil milhões de euros à Syngenta.

 

Se for aprovada, a fusão entre a ChemChina e a Sinochem estaria entre as maiores entre duas empresas estatais chinesas, depois de casamentos semelhantes que deram origem a gigantes como a China Cosco Shipping Corp, CNR-CSR e, mais recentemente, a união da Baosteel Group e Wuhan Steel.

 

Com base nos relatórios anuais de 2015, as receitas combinadas do grupo superariam as da alemã BASF, a maior fabricante mundial de produtos químicos industriais. 




A sua opinião1
Este é o seu espaço para poder comentar o nosso artigo. A sua opinião conta e nós contamos com ela.
Faltam 300 caracteres
Negócios oferece este espaço de comentário, reflexão e debate e apela aos leitores que respeitem o seu estatuto editorial, promovam a discussão construtiva e combatam o insulto. O Negócios reserva-se ao direito de editar, apagar ou mesmo modificar os comentários dos seus leitores se atentarem contra o bom senso e seriedade.O acesso a todas as funcionalidades dos comentários está limitada a leitores registados e a Assinantes.
comentar
comentários mais recentes
Anónimo Há 2 semanas


PS . BE . PCP são uns PHILHOS DE PHU TA que xupam o sangue ao POVO...

para dar mais dinheiro e privilégios aos FP & CGA.


pub