Energia Chineses da EDP interessados em empresa brasileira num negócio de 3 mil milhões  

Chineses da EDP interessados em empresa brasileira num negócio de 3 mil milhões  

Duas companhias chinesas deverão apresentar propostas para a compra da companhia brasileira Santo António Energia, num negócio que pode ascender a 10 mil milhões de reais (2,95 mil milhões de euros). Uma delas é a China Three Gorges.
Chineses da EDP interessados em empresa brasileira num negócio de 3 mil milhões  
A EDP e a China Three Gorges têm vários investimentos conjuntos no Brasil
Negócios com Bloomberg 13 de janeiro de 2017 às 12:23

A China Three Gorges e a State Power Company, duas companhias controladas pelo Governo chinês, estão a ponderar avançar com ofertas para a aquisição da maioria do capital da empresa brasileira Santo António Energia.

 

A notícia é avançada pela Bloomberg, que dá conta que as duas companhias deverão avançar com ofertas formais no final de Janeiro, num negócio que pode ascender a 10 mil milhões de reais (2,95 mil milhões de euros).

 

A Brookfield Asset Managemet e a State Grid já estiveram interessadas neste activo mas entretanto desistiram do processo. Esta última também é controlada pelo Estado chinês e é a maior accionista da portuguesa REN, com 25% do capital. A China Three Gorges é a maior accionista da EDP.

 

Além de estar presente no Brasil através da EDP, a China Three Gorges tem realizado investimento na maior economia da América Latina. Em Outubro investiu mil milhões de euros em centrais hidroeléctricas na fronteira do estado de São Paulo com o Paraná e também no norte do estado de São Paulo.

 

O processo de venda da Santo António Energia não é novo, pois foi em Junho que a companhia anunciou que vários dos seus accionistas pretendiam vender as suas posições.

 

Este processo, assinala a Bloomberg, mostra o forte interesse das empresas chinesas nos activos brasileiros, aproveitando a onda de venda de empresas devido ao impacto da recessão económica. O investimento de empresas chinesas em activos brasileiros mais do que triplicou para 15,2 mil milhões de reais (4,5 mil milhões de euros).  

 

A Odebrecht, que está em fase de desinvestimento depois de ter sido apanhada no caso Lava Jato, é uma das accionistas da Santo António Energia, uma empresa de energia hidroeléctrica com capacidade para abastecer cerca de 40 milhões de pessoas.


A sua opinião1
Este é o seu espaço para poder comentar o nosso artigo. A sua opinião conta e nós contamos com ela.
Faltam 300 caracteres
Negócios oferece este espaço de comentário, reflexão e debate e apela aos leitores que respeitem o seu estatuto editorial, promovam a discussão construtiva e combatam o insulto. O Negócios reserva-se ao direito de editar, apagar ou mesmo modificar os comentários dos seus leitores se atentarem contra o bom senso e seriedade.O acesso a todas as funcionalidades dos comentários está limitada a leitores registados e a Assinantes.
comentar
comentários mais recentes
Mr.Tuga 13.01.2017

Pois....
Tá-se a ver... Utilizam a guita da própria EDP!

pub