Empresas Chineses da SinoForte compram pub mais famoso de Inglaterra

Chineses da SinoForte compram pub mais famoso de Inglaterra

A SinoForte vai pagar 2,36 milhões de euros para comprar o bar preferido dos primeiros-ministros britânicos.
Chineses da SinoForte compram pub mais famoso de Inglaterra
Reuters
Negócios 09 de dezembro de 2016 às 18:58

O resultado do referendo britânico de 23 de Junho, que ditou a saída do Reino Unido da União Europeia (o chamado Brexit), não diminuiu o interesse dos chineses pelos activos daquele país, conforme revela o Expansión.

 

Depois de adquirirem a cadeia de cinema Odeon, de entrarem em equipas de futebol como o Aston Villa e de participarem em infra-estruturas como o aeroporto de Heathrow, a central nuclear de Hinkley Point e a rede de distribuição de gás do Reino Unido, a ambição das empresas chinesas chega agora aos tradicionais pubs britânicos, sublinha aquele jornal espanhol.

 

Com efeito, a SinoForte, empresa de investimento apoiada pelo governo chinês, chegou a acordo para adquirir o famoso pub britânico The Plough at Cadsden por dois milhões de libras (2,36 milhões de euros). O objectivo é copiar o formato deste bar para o seu próprio país.

 

O The Plough at Cadsden, cujas raízes remontam ao século XVI, tornou-se um local de atracção para os turistas chineses desde que o presidente da China, Xi Jinping, lá esteve com o primeiro-ministro britânico, David Cameron, na sua visita de Estado em 2015 ao Reino Unido (na foto), conforme relembra o The Guardian.

 

Foi neste local, com efeito, que Cameron e Jinping selaram a amizade entre os dois países, acompanhados por uma caneca de cerveja Green King IPA, acrescenta o jornal britânico. E as imagens de ambos, neste pub, despertaram o interesse da SinoForte.

 

Este pub fica muito próximo de Chequers (no condado de Buckinghamshire), a residência campestre oficial dos chefes de governo britânico, sendo um habitual local de descontracção dos primeiros-ministros do país.

 

Há quatro anos, recorda o Expansión, o The Plough at Cadsden também saltou para as primeiras páginas da imprensa por Cameron se ter esquecido lá de uma das suas filhas depois de um almoço em família neste típico bar/taverna.

 

A consultora imobiliária Christie & Co. intermediou a operação de compra por parte da SinoForte. "Este pub tornou-se famoso nos círculos chineses depois da visita de Xi Jinping e, desde então, converteu-se numa atracção para os visitantes desse país, que querem provar as clássicas comida e bebida britânicas como fez o seu presidente", explicou Neil Morgan, director da Christie & Co, citado pelo jornal espanhol.

 

Outro local que Jinping visitou com Cameron foi o estádio do Manchester City, onde tiraram fotografias com o futebolista Sergio Agüero. Pouco tempo depois, o grupo chinês CMC comprou 13% do clube por 265 milhões de libras.


A sua opinião0
Este é o seu espaço para poder comentar o nosso artigo. A sua opinião conta e nós contamos com ela.
Faltam 300 caracteres
Negócios oferece este espaço de comentário, reflexão e debate e apela aos leitores que respeitem o seu estatuto editorial, promovam a discussão construtiva e combatam o insulto. O Negócios reserva-se ao direito de editar, apagar ou mesmo modificar os comentários dos seus leitores se atentarem contra o bom senso e seriedade.O acesso a todas as funcionalidades dos comentários está limitada a leitores registados e a Assinantes.
comentar
pub
pub
pub
pub