PME Cinco PME nacionais recebem 50 mil euros cada no âmbito do Horizonte 2020
PME

Cinco PME nacionais recebem 50 mil euros cada no âmbito do Horizonte 2020

Cinco pequenas e médias empresas nacionais vão receber, cada uma, até 50 mil euros no âmbito do programa da Comissão Europeia Horizonte 2020. Duas empresas são de Lisboa, uma do Porto, outra de Oliveira do Hospital e uma da Vidigueira.
Cinco PME nacionais recebem 50 mil euros cada no âmbito do Horizonte 2020
Miguel Baltazar/Negócios
Negócios 22 de junho de 2017 às 14:34

No âmbito do programa Horizonte 2020, cinco pequenas e médias empresas (PME) portuguesas vão receber até 50 mil euros em financiamento. As cinco empresas são: a Enging – Make Solutions, a Nano4Global, a Xarevision, a Pro-Drone e a Horizon Behaviour.

De acordo com o comunicado enviado às redacções pela Comissão Europeia, a Enging – Make Solutions, de Oliveira do Hospital, opera no segmento dos motores eléctricos tendo "um dispositivo crucial que gera aproximadamente 40% da energia consumida à escala global". É "uma ferramenta que permite prever falhas de segurança e operacionais nos motores".

A lisboeta Nano4Global tem a ambição de "alavancar as possibilidades de diagnóstico através da nanotecnologia e análise molecular". Neste sentido, criou uma ferramenta que é "tecnologicamente adequada para detectar vírus e agentes patogénicos de forma mais rápida, acessível e com eficiência de custos".


A Pro-Drone, também de Lisboa, quer optimizar o processo de manutenção e inspecção das turbinas eólicas. Assim, "criou uma plataforma que utiliza veículos aéreos não tripulados para realizar esta tarefa". "Consegue reduzir o tempo de inspecção em 6 vezes e poupar cerca de metade do financiamento dedicado a esta componente", de acordo com a mesma fonte.


A Xarevision, do Porto, dá aos consumidores a oportunidade "criar carrinhos de compras personalizados a partir dos seus smartphones – indicando os produtos e quantidades". A solução desenvolvida recorre à inteligência artificial, permite personalizar as preferências do utilizador e consegue integrar-se com os "sistemas de suporte dos próprios retalhistas".


A Horizon Behaviour, originária da Vidigueira, tem um serviço "que permite a hotéis fornecer, aos diversos consumidores, a oportunidade de verificar preços e disponibilidade na plataforma Facebook Messenger".


Carlos Moedas (na foto), Comissário Europeu com a pasta da Inovação, em comunicado, refere que "as cinco PME hoje premiadas apresentaram projectos de grande qualidade e demonstraram uma grande abrangência geográfica e temática, o que é um excelente sinal para o crescimento económico sustentável do país".

 




A sua opinião0
Este é o seu espaço para poder comentar o nosso artigo. A sua opinião conta e nós contamos com ela.
Faltam 300 caracteres
Negócios oferece este espaço de comentário, reflexão e debate e apela aos leitores que respeitem o seu estatuto editorial, promovam a discussão construtiva e combatam o insulto. O Negócios reserva-se ao direito de editar, apagar ou mesmo modificar os comentários dos seus leitores se atentarem contra o bom senso e seriedade.O acesso a todas as funcionalidades dos comentários está limitada a leitores registados e a Assinantes.
comentar
pub
pub
pub
pub