Empresas Coca-Cola inicia fusão dos engarrafadores na Península Ibérica

Coca-Cola inicia fusão dos engarrafadores na Península Ibérica

A Refrige, licenciada pela norte-americana para o território português, também será incluída no processo de reestruturação.
Isabel Aveiro 26 de outubro de 2012 às 13:01
O grupo norte-americano vai avançar com um processo de reorganização dos vários engarrafadores com os quais opera em Espanha, Andorra e Portugal, noticiou hoje o “Cinco Días”.

Numa primeira fase, que já teve início em Espanha, será feita a divisão da segunda maior engarrafadora da Coca-Cola em Espanha, a Casbega, em três sociedades. Neste plano, uma nova sociedade, que será denominada Casbega SL agregará todas as actividades de engarrafamento das marcas da norte-americana na região, ficando a “casa-mãe” dos engarrafadores locais, como a Refrige, que opera em Portugal, mas é controlada por capitais espanhóis.

Para tal, até ao final do ano todas os engarrafadores licenciados pela Coca-Cola na Península irão a proceder a cisões de activos iguais até ao final do ano (autonomizando a actividade “core” de enchimento, de activos imobiliários e de participações de capital que tenham em várias sociedades do Norte de África), para que a agregação de todos – numa outra sociedade ainda a criar - aconteça na primeira parte do próximo ano.

A nova Casbega SL será a agregadora de todos activos e passivos que dispõe a sociedade em Portugal e Espanha relacionados com o licenciamento de produção, enchimento e comercialização de marcas de Coca-Cola, adianta o jornal espanhol.

Uma outra sociedade, a Bega Inmuebles SL, reunirá todos os activos imobiliários que as sociedades de engarrafamento têm como activos, mas que não façam parte do “core business” de engarrafar ou produzir marcas para o gigante de bebidas norte-americano.

Finalmente, a Bega Cartera irá ficar com as participações em sociedades africanas.

Cada um dos títulos que os actuais accionistas da actual Casbega, controlada pelo gestor espanhol Víctor Urrutia, tenham naquela sociedade, dará direito a uma acção em cada uma das três novas sociedades a constituir – a de enchimento, a imobiliária e a “holding” de participações africanas.

O valor dos activos a cindir é de 591,1 milhões de euros e o passivo alcança os 328 milhões de euros, acrescenta ainda o “Cinco Dias”. A nova Casbega SL nascerá com um activo transferido de 522 milhões de euros e um passivo de 323 milhões de euros.

No “site” da Coca-Cola Portugal pode ler-se que a “Refrige é uma empresa autónoma em termos de capital e de gestão, que detém a estrutura industrial, comercial e de distribuição, responsável por fazer chegar os produtos ao mercado” nacional.

Criada a 3 de Março de 1977, em Alfragide, a Refrige é “líder no mercado de bebidas refrigerantes em Portugal com instalações em Braga, Porto, Estarreja, Coimbra, Lisboa, Azeitão e Loulé”. Tem uma unidade fabril em Azeitão, onde “dispõe de duas linhas de enchimento de vidro (retornável e não retornável), duas linha de PET (plástico), uma de latas, uma de tanquetes e uma de ‘bag in box’, e produz a maioria dos produtos comercializados em Portugal”.




A sua opinião13
Este é o seu espaço para poder comentar o nosso artigo. A sua opinião conta e nós contamos com ela.
Faltam 300 caracteres
Negócios oferece este espaço de comentário, reflexão e debate e apela aos leitores que respeitem o seu estatuto editorial, promovam a discussão construtiva e combatam o insulto. O Negócios reserva-se ao direito de editar, apagar ou mesmo modificar os comentários dos seus leitores se atentarem contra o bom senso e seriedade.O acesso a todas as funcionalidades dos comentários está limitada a leitores registados e a Assinantes.
comentar
mais votado Anónimo 26.10.2012

Este pais está cheio de gente ignorante. Com preconceitos basicos esquecem-se do numero de familas que trabalham nesta empresa(REFRIGE).

comentários mais recentes
Oliveira 08.11.2012

Ora, eu trabalho para a Refrige, e tenho imenso orgulho da farda que visto todos os dias! Quer gostem ou não, a COCA-COLA é só o refrigerante mais vendido no mundo inteiro! Os produtos que temos, são comercializados cá, e logicamente que ajudam a nossa economia, contudo não tenho medo da fusão com os nuestros hermanos, pois acredito que a única alteração que se vá fazer é termos mais poder de negociação com a Coca-Cola Company! E bem, o Sr. Lixo diz para beber Compal (que nao faz bem nem faz mal), Então prove Minute Maid que é um néctar que só de pertencer a nós só pode ser excelente! E não se esqueça,é produzido cá! E por ultimo Sr Lixo, espero bem que a minha concorrente Sumol+Compal não abra insolvência, pois esta guerra mais que ganha por nós, não teria a mesma piada sem eles! Tenho dito :D

Anónimo 30.10.2012

isto é só gente ignorante,mas desde quando a Compal tem a ver com a Coca Cola?mas será que esta gente sabe que a Refrige é nacional e emprega mais de 700 pessoas?Sabem também que a Sumol+ Compal é detida pela Ciaxa Geral de Depositos( Estado Português) e que escondeu milhoes de euros da fusão ainda por explicar?Nectar não é refrigerante e caso não saibam quem comercializa a tal porcaria que dizem (Pepsi,Guaraná,Seven up,Sumol) é a Sumol +Compal,então também é lixo,é refrigerante!!!!Certo,SrºLixo????

Anónimo 30.10.2012

Pirolito,estás enganado , aágua do Luso é detida pela Soc.Central de Cervejas que por sua vez é detida 100% pela Heiniken.

pirolito 27.10.2012

bebam água de Luso que ainda é portuguesa!!!!

ver mais comentários
pub
Saber mais e Alertas
pub
pub
pub