Coca-Cola inicia fusão dos engarrafadores na Península Ibérica
26 Outubro 2012, 13:01 por Isabel Aveiro | ia@negocios.pt
Enviar por email
Reportar erro
0
A Refrige, licenciada pela norte-americana para o território português, também será incluída no processo de reestruturação.
O grupo norte-americano vai avançar com um processo de reorganização dos vários engarrafadores com os quais opera em Espanha, Andorra e Portugal, noticiou hoje o “Cinco Días”.

Numa primeira fase, que já teve início em Espanha, será feita a divisão da segunda maior engarrafadora da Coca-Cola em Espanha, a Casbega, em três sociedades. Neste plano, uma nova sociedade, que será denominada Casbega SL agregará todas as actividades de engarrafamento das marcas da norte-americana na região, ficando a “casa-mãe” dos engarrafadores locais, como a Refrige, que opera em Portugal, mas é controlada por capitais espanhóis.

Para tal, até ao final do ano todas os engarrafadores licenciados pela Coca-Cola na Península irão a proceder a cisões de activos iguais até ao final do ano (autonomizando a actividade “core” de enchimento, de activos imobiliários e de participações de capital que tenham em várias sociedades do Norte de África), para que a agregação de todos – numa outra sociedade ainda a criar - aconteça na primeira parte do próximo ano.

A nova Casbega SL será a agregadora de todos activos e passivos que dispõe a sociedade em Portugal e Espanha relacionados com o licenciamento de produção, enchimento e comercialização de marcas de Coca-Cola, adianta o jornal espanhol.

Uma outra sociedade, a Bega Inmuebles SL, reunirá todos os activos imobiliários que as sociedades de engarrafamento têm como activos, mas que não façam parte do “core business” de engarrafar ou produzir marcas para o gigante de bebidas norte-americano.

Finalmente, a Bega Cartera irá ficar com as participações em sociedades africanas.

Cada um dos títulos que os actuais accionistas da actual Casbega, controlada pelo gestor espanhol Víctor Urrutia, tenham naquela sociedade, dará direito a uma acção em cada uma das três novas sociedades a constituir – a de enchimento, a imobiliária e a “holding” de participações africanas.

O valor dos activos a cindir é de 591,1 milhões de euros e o passivo alcança os 328 milhões de euros, acrescenta ainda o “Cinco Dias”. A nova Casbega SL nascerá com um activo transferido de 522 milhões de euros e um passivo de 323 milhões de euros.

No “site” da Coca-Cola Portugal pode ler-se que a “Refrige é uma empresa autónoma em termos de capital e de gestão, que detém a estrutura industrial, comercial e de distribuição, responsável por fazer chegar os produtos ao mercado” nacional.

Criada a 3 de Março de 1977, em Alfragide, a Refrige é “líder no mercado de bebidas refrigerantes em Portugal com instalações em Braga, Porto, Estarreja, Coimbra, Lisboa, Azeitão e Loulé”. Tem uma unidade fabril em Azeitão, onde “dispõe de duas linhas de enchimento de vidro (retornável e não retornável), duas linha de PET (plástico), uma de latas, uma de tanquetes e uma de ‘bag in box’, e produz a maioria dos produtos comercializados em Portugal”.

Enviar por email
Reportar erro
0
pesquisaPor tags:
alertasPor palavra-chave: