Empresas Comboio de Alta Velocidade “chega” a Bragança no Natal de 2018

Comboio de Alta Velocidade “chega” a Bragança no Natal de 2018

Falta pouco tempo para começar a ser mais rápido ir de Bragança a Madrid do que a Lisboa. É que o governo espanhol já garantiu que o comboio de Alta Velocidade chega a Sanabria, a 47 quilómetros da cidade transmontana, no final do próximo ano.
Comboio de Alta Velocidade “chega” a Bragança no Natal de 2018
Otero de Sanabria, uma pequena aldeia espanhola situada a 47 quilómetros de Bragança, vai ter uma estação do AVE, o Comboio de Alta Velocidade do país vizinho.
Rui Neves 20 de abril de 2017 às 17:22

O AVE, o Comboio de Alta Velocidade espanhol, chega a Otero de Sanabria, uma pequeníssima aldeia espanhola, com apenas duas dúzias de habitantes, no final do próximo ano.

 

A garantia foi dada pelo ministro do Fomento espanhol, que anunciou o desbloqueio de 17 obras na linha de alta velocidade entre Madrid e a Galiza, um troço que sofreu "problemas técnicos" mas que agora está com uma "alta taxa de execução", afiançou Inigo de la Serna.

 

De visita às obras desta linha na zona de Sanabria, o ministro espanhol reiterou que este é um "investimento prioritário" para o governo chefiado por Mariano Rajoy, referindo que o orçamento do Estado central tem reservados 589 milhões de euros para o AVE Madrid-Galiza.

 

Acontece que Otero de Sanabria, que vai ter uma estação do AVE dentro de um ano meio, fica a cerca de 47 quilómetros de Bragança, capital de distrito que não tem ligações ferroviárias e que só há pouco mais de cinco anos recebeu os primeiros quilómetros de auto-estrada.

 

Tendo em conta que a viagem de comboio no AVE deverá demorar duas horas de Otero de Sanabria a Madrid, conclui-se então que será mais rápido ir de Bragança à capital espanhola do que à capital portuguesa.

 

O único grande desconforto continuará a ser a viagem de automóvel de Bragança a Otero de Sanabria. A estrada, que atravessa o parque natural de Montesinho, é estreita e sinuosa, levando cerca de uma hora a chegar àquela aldeia espanhola.

 

A Câmara de Bragança promete, entretanto, continuar a envidar esforços para conseguir que a cidade tenha uma ligação rodoviária decente a Sanabria.

 

Já o ministro espanhol do Fomento, quando questionado sobre esta matéria, não se comprometeu com a construção de uma auto-estrada entre Leon e Bragança por Sanabria.




A sua opinião11
Este é o seu espaço para poder comentar o nosso artigo. A sua opinião conta e nós contamos com ela.
Faltam 300 caracteres
Negócios oferece este espaço de comentário, reflexão e debate e apela aos leitores que respeitem o seu estatuto editorial, promovam a discussão construtiva e combatam o insulto. O Negócios reserva-se ao direito de editar, apagar ou mesmo modificar os comentários dos seus leitores se atentarem contra o bom senso e seriedade.O acesso a todas as funcionalidades dos comentários está limitada a leitores registados e a Assinantes.
comentar
comentários mais recentes
Paulo 21.04.2017

Bragança sempre esteve geograficamente mais perto de Madrid que de Lisboa e não há maneira de mudar isso. Em relação ao tempo para percorrer os cerca 350Km até Madrid sempre foi menor que os cerca de 500Km para Lisboa apesar das estradas para Lisboa serem melhores.

Camponio da beira 21.04.2017

De onde vem o comboio, que mesmo sendo rapido, só chega daqui a um ano? De Marte?

Paulo Afonso 21.04.2017

O título do artigo está errado. De Bragança a Madrid demora-se 3 horas de carro (cerca de 300 quilómetros). A Lisboa demora-se cerca de 5 horas (cerca de 500 quilómetros). Recordo que não há ligação ferroviária a Bragança.
Era bom poderem informar-se melhor, para informar melhor.

Johnny 21.04.2017

Alta velocidade em bragança ?
Então havia um comboio para bragança que foi extinto porque só 2 ou 3 cágados é que o utilizavam...
Os tugas são todos cagões e têm brutos carros,
andar de comboio ? quééééé ????

ver mais comentários
pub
pub
pub
pub