Energia Combustíveis voltam a subir para máximos de 2015

Combustíveis voltam a subir para máximos de 2015

A subida recente dos preços do petróleo e seus derivados vai ditar novos aumentos dos preços dos combustíveis nos postos de abastecimento. Gasolina e gasóleo vão subir para níveis de 2015, ano em que foram introduzidos os combustíveis simples.
Sara Antunes 12 de janeiro de 2018 às 13:26

O petróleo tocou nos 70 dólares por barril esta semana e não foi apenas esta matéria-prima que registou uma subida acentuada. Os derivados do petróleo também subiram, com maior dimensão na gasolina. E o euro, apesar de ter subido nestes últimos dois dias da semana, não foi suficiente para travar o aumento de preços.

 

Assim, abastecer o depósito de um veículo vai voltar a ficar mais caro a partir de segunda-feira, com os preços a irem para níveis de 2015, ano em que as petrolíferas passaram a ser obrigadas a disponibilizar combustíveis simples nos seus postos de abastecimento.

 

A partir de segunda-feira, 15 de Janeiro, o litro de gasolina simples 95 octanas deverá aumentar cerca de 1,5 cêntimos, com o preço a ser elevado para 1,538 euros, tendo em consideração os preços médios praticados actualmente em Portugal e cujos valores constam no site da Direcção Geral de Energia.

 

Este valor da gasolina é o mais alto desde a semana de 13 de Julho de 2015, semana em que o valor foi exactamente o mesmo.

 

Já o gasóleo deverá aumentar 0,5 cêntimos para um valor médio de 1,340 euros, o preço mais elevado desde que há histórico (Abril de 2015).

 

De realçar que a evolução dos preços dos combustíveis é calculada pelo Negócios, tendo por base a evolução das matérias-primas e do euro. Fonte do sector confirmou que a subida dos combustíveis rondará estes valores, sendo que os preços e a dimensão da actualização dos mesmos depende de cada posto de abastecimento e da zona onde se encontra.




pub