Indústria Compra de 20 mil milhões cria gigante dos componentes para aviação

Compra de 20 mil milhões cria gigante dos componentes para aviação

Desde ecrãs tácteis de cabine até motores, passando por sistemas de voo, a compra da Rockwell Collins pela United Technologies é uma das maiores no sector dos componentes para aviação.
Compra de 20 mil milhões cria gigante dos componentes para aviação
Bloomberg
Negócios com Bloomberg 05 de setembro de 2017 às 07:42
A United Technologies vai comprar a Rockwell Collins por cerca de 23 mil milhões de dólares (19,33 mil milhões de euros à cotação actual) num dos maiores negócios no sector da aviação, criando um gigante na área dos componentes.

Segundo a Bloomberg, a união das duas empresas permitirá fazer frente ao esmagamento de preços imposto por construtores como a Boeing e a Airbus, a quem a United e a Rockwell fornecem componentes desde ecrãs tácteis de cabine, a sistemas de voo e motores (já que a Pratt & Whitney pertence à United Technologies).

Incluindo a dívida, o negócio ascende a 30 mil milhões de dólares, com cada accionista da Rockwell Collins a receber 140 dólares em acções e dinheiro.

A compra supera outras operações no sector, como a aquisição pela mesma United Technologies da Goodrich Corp (18 mil milhões de dólares em 2012), mas fica aquém dos 37 mil milhões pagos na compra da Precision Castparts Corp pela Berkshire Hataway, de Warren Buffett.

Analistas como Shukor Yusof, da Endau Analytics, não antecipam barreiras concorrenciais à aprovação do negócio, uma vez que a indústria é tão fragmentada que a United Technologies não monopolizará o mercado. Já a área aeroespacial será autonomizada na Collins Aerospace Systems.

A junção das duas empresas – que estará fechada até ao final do ano - deverá permitir poupanças anuais de 500 milhões de dólares (excluindo impostos) ao fim do quarto ano.

A Rockwell Collins ainda está a integrar o produto da sua mais recente aquisição, feita no início do ano – a B/E Aerospace, por 8,6 mil milhões de euros, empresa que produz assentos para jactos de luxo, wc e equipamento de cabine.



A sua opinião0
Este é o seu espaço para poder comentar o nosso artigo. A sua opinião conta e nós contamos com ela.
Faltam 300 caracteres
Negócios oferece este espaço de comentário, reflexão e debate e apela aos leitores que respeitem o seu estatuto editorial, promovam a discussão construtiva e combatam o insulto. O Negócios reserva-se ao direito de editar, apagar ou mesmo modificar os comentários dos seus leitores se atentarem contra o bom senso e seriedade.O acesso a todas as funcionalidades dos comentários está limitada a leitores registados e a Assinantes.
comentar
pub