Indústria Construção de nova fábrica da Navigator arranca na próxima semana

Construção de nova fábrica da Navigator arranca na próxima semana

A nova fábrica de papel 'tissue' da The Navigator Company (TNC) vai começar a ser construída na próxima semana, em Cacia, Aveiro, perspectivando-se a sua entrada em funcionamento no segundo semestre de 2018, informou hoje a Câmara Municipal.
Construção de nova fábrica da Navigator arranca na próxima semana
Miguel Baltazar
Lusa 13 de abril de 2017 às 17:32

De acordo com uma nota informativa da autarquia, a nova fábrica, que numa primeira fase vai criar 100 novos postos de trabalho, representa um investimento de 121 milhões de euros.

 

"Esta operação vai ter uma relevante componente de exportação, o que constitui uma oportunidade muito significativa de dinamização e crescimento económico e de promoção do emprego, no contexto actual muito relevante, devidamente articulada com uma estratégia integrada de Ordenamento do Território e de sustentada coesão social", salienta a Câmara.

 

A mesma nota refere que, com o início dos trabalhos, a circulação automóvel através do arruamento privado da fábrica, que é utilizado actualmente para acesso ao centro da freguesia de Cacia, "será desactivado em definitivo".

 

Segundo a Câmara, um novo acesso ao centro de Cacia será disponibilizado aquando da conclusão da nova variante rodoviária, que está actualmente em construção, num investimento total de cerca de 1,2 milhões de euros.

 

A intenção de investir na fábrica de Cacia foi comunicada pela TNC em finais de 2015, quando deu a conhecer o seu projecto para a construção de uma linha de produção de papel `tissue` (utilizado em papel higiénico e lenços de papel) e respectiva transformação em produto final, com uma capacidade de produção nominal de 70 mil toneladas por ano.

 

O projecto estava, no entanto, condicionado "à concretização de um conjunto de factores, nomeadamente a obtenção de um pacote de incentivos fiscais e financeiros".

 

No início deste ano, o grupo papeleiro anunciou, num comunicado enviado à Comissão do Mercado de Valores Mobiliários, que decidiu avançar com o desenvolvimento do projecto, depois de ter reunido "a globalidade das condições necessárias para a concretização deste investimento".




A sua opinião8
Este é o seu espaço para poder comentar o nosso artigo. A sua opinião conta e nós contamos com ela.
Faltam 300 caracteres
Negócios oferece este espaço de comentário, reflexão e debate e apela aos leitores que respeitem o seu estatuto editorial, promovam a discussão construtiva e combatam o insulto. O Negócios reserva-se ao direito de editar, apagar ou mesmo modificar os comentários dos seus leitores se atentarem contra o bom senso e seriedade.O acesso a todas as funcionalidades dos comentários está limitada a leitores registados e a Assinantes.
comentar
mais votado Anónimo 13.04.2017

A Navigator é boa empresa desde que deduções fiscais e fundos públicos de apoio discricionários deixem de ser a regra e passem a ser menos do que uma excepção. Quando isso acontecer a empresa terá de optar por uma gestão lean assente na boa gestão de recursos humanos e no investimento em capital com elevada incorporação de tecnologia automática que eleve a produtividade da empresa para outros patamares. Em França e Itália, países com vastas áreas com óptimas condições para a plantação de eucalipto, em vez de importarem a esperteza saloia da plantação de eucalipto australiano mantiveram as florestas de pinheiro, castanheiro, aveleira e nogueira, criando uma mancha verde florestal de espécies autóctones rica em frutos secos e madeiras nobres de elevado valor comercial que vários sectores da indústria transformadora de alto valor acrescentado aproveitam, que apresenta muito maior diversidade e é económica, paisagística e ambientalmente muito mais interessante e auto-sustentável.

comentários mais recentes
trabalhador 19.04.2017

ao Sr Navigator que trabalhou 32 anos na Portucel é bom lembrar-lhe que se tem a maior fabrica da Europa em Setubal é á conta da antiga Soporcel . esta sim uma verdadeira empresa

Anónimo 14.04.2017

E entretanto oferece 1,1% de aumento aos trabalhadores que contribuíram para os 217,5 milhões de lucro em 2016...

PARABENS. NAVIGATOR 14.04.2017

Muitas Empresas deviam seguir o exemplo desta Empresa, e a mais bem organizada do ps-20.dividendo 29centimos. A terceira maior exportadora nacional, parabens a sua administraçao.

Anónimo 14.04.2017

O QUE É PRECISO NESTE PAÍS ERA A EXISTÊNCIA DE MUITAS NAVIGATOR E MENOS MARXISTAS INUTEIS.............

ver mais comentários
pub
Saber mais e Alertas
pub
pub
pub