Energia Consumo de electricidade aumenta 2,7% em Novembro 

Consumo de electricidade aumenta 2,7% em Novembro 

A produção a partir de fontes renováveis abasteceu este mês 46% do consumo nacional, mas em termos acumulados corresponde a 58% do consumo.
Consumo de electricidade aumenta 2,7% em Novembro 
Bloomberg
Lusa 04 de dezembro de 2016 às 11:25

O consumo de electricidade aumentou 2,7% em Novembro, face ao período homólogo, num mês em que se registaram condições desfavoráveis à produção renovável, o que fez disparar a produção de eletricidade a partir do gás natural.

De acordo com dados da REN, com a correção do impacto da temperatura e do número de dias úteis, o consumo de electricidade aumentou 'apenas' 0,4% no mês de Novembro, valor que coincide com a variação acumulada ao longo dos 11 meses de 2016.

No mês de Novembro, as afluências aos aproveitamentos hidroelétricos foram reduzidas, com uma quebra na produção de 7% em relação ao mês homólogo, apesar do bom comportamento desta fonte ao longo de todo o ano, com um acréscimo de 77% ao longo do ano de 2016.

A produção a partir de fontes renováveis abasteceu este mês 46% do consumo nacional, mas em termos acumulados corresponde a 58% do consumo, o que apesar de faltar o desempenho em dezembro, permite antecipar um ano melhor do que o de 2015, em que a produção de fontes renováveis abasteceu 47% do consumo nacional.

Já o saldo de trocas com o estrangeiro - Espanha - voltou este mês a ser exportador, equivalendo a 7% do consumo nacional, segundo os dados da gestora da rede eléctrica.

Em Novembro, a produção não renovável abasteceu 42% do consumo, repartida pelo carvão e pelo gás natural, ambos com 21%. O saldo exportador registado este ano equivale a 11% do consumo nacional.

No mercado de gás natural, o consumo mantém a tendência de forte crescimento dos últimos meses, com uma variação homóloga de 23%, com o segmento de produção elétrica a crescer 66% em Novembro.




A sua opinião1
Este é o seu espaço para poder comentar o nosso artigo. A sua opinião conta e nós contamos com ela.
Faltam 300 caracteres
Negócios oferece este espaço de comentário, reflexão e debate e apela aos leitores que respeitem o seu estatuto editorial, promovam a discussão construtiva e combatam o insulto. O Negócios reserva-se ao direito de editar, apagar ou mesmo modificar os comentários dos seus leitores se atentarem contra o bom senso e seriedade.O acesso a todas as funcionalidades dos comentários está limitada a leitores registados e a Assinantes.
comentar
comentários mais recentes
Anónimo 04.12.2016

O dezembro comecou ha dois dias atraz,e a cidade bitola ja la tem o lampiao natalicio ha semanas ligado,que eu saiba ele nao e iluminado a petroleo.Grandezas APAROLADAS e sem o minimo de raciocinio.E o CHONINHA a fazer campanha um ano anticipado a ver se alegra os marionetas chuchas.

pub