Turismo & Lazer Discussão da taxa turística no Porto arranca com mais de seis milhões à vista

Discussão da taxa turística no Porto arranca com mais de seis milhões à vista

A Câmara do Porto aprovou a proposta que visa cobrar taxa turística em 2018. A dois euros por dormida, vale mais de seis milhões.
Discussão da taxa turística no Porto arranca com mais de seis milhões à vista
Rui Neves 04 de julho de 2017 às 22:00

Tudo indica que o Porto vai mesmo começar a cobrar uma taxa por cada dormida em alojamentos  turísticos na cidade, a partir de 1 de Janeiro próximo. Esta terça-feira, a proposta que visa a criação da chamada taxa turística, em 2018, foi aprovada pelo Executivo camarário com apenas o voto contra da CDU.

Se o actual presidente da autarquia, o independente Rui Moreira, for reeleito nas eleições marcadas para 1 de Outubro,  é intenção do autarca aplicar uma taxa de dois euros. Ora, de acordo com a proposta sufragada pela vereação, o Porto registou mais de três milhões de dormidas em 2016.

Feitas as contas, caso vença a opinião de Moreira, os cofres municipais poderão vir a registar em 2018 uma receita extra superior a seis milhões de euros.  "Mas há que ter em conta que há muito alojamento local que está fora das estatísticas e a questão das eventuais isenções", ressalvou Nuno Santos, adjunto do actual líder da Câmara do Porto, em declarações ao Negócios.

Todas as questões jurídico-legais e económicas serão avaliadas pelos estudos que irão acompanhar o debate público agora iniciado, porquanto a proposta aprovada pelo Executivo dá início à abertura de um período de discussão pública sobre a criação da taxa turística, que deverá ter uma duração de 30 dias.

Uma proposta que "permitirá abrir a discussão e desenvolver os estudos necessários para que, em Outubro, o próximo Executivo que venha a tomar posse possa estar em condições de aplicar, se assim o entender, essa taxa, já em 2018", lê-se no documento.

Aprovada a taxa pelo Executivo, a decisão será posteriormente votada pela assembleia municipal, seguindo-se o visto do Tribunal de Contas.  Se não houver imprevistos, o objectivo é que o processo esteja concluído a tempo da aprovação do próximo orçamento camarário, provavelmente em Novembro, para que o valor da taxa possa já estar aí inscrito.

Esta terça-feira, no final da reunião da vereação, em declarações aos jornalistas, Rui Moreira enfatizou o facto de que "só a CDU é que não concorda que se faça" a introdução da taxa turística na cidade, frisando que "as pessoas interessada s, durante o Verão, vão dar o seu contributo" para a  elaboração do regulamento sobre a futura taxa.

Rui Moreira classificou como "razoável" a cobrança de uma taxa de dois euros por dormida.  E disse que o objectivo é aplicar a receita "para reduzir a pegada turística", sobretudo na promoção de habitação para a classe média e média-baixa no centro histórico da cidade.




A sua opinião5
Este é o seu espaço para poder comentar o nosso artigo. A sua opinião conta e nós contamos com ela.
Faltam 300 caracteres
Negócios oferece este espaço de comentário, reflexão e debate e apela aos leitores que respeitem o seu estatuto editorial, promovam a discussão construtiva e combatam o insulto. O Negócios reserva-se ao direito de editar, apagar ou mesmo modificar os comentários dos seus leitores se atentarem contra o bom senso e seriedade.O acesso a todas as funcionalidades dos comentários está limitada a leitores registados e a Assinantes.
comentar
comentários mais recentes
Anónimo Há 3 semanas

Ó anónimo! O roubo de Tancos não tem nada a ver com falta de investimento.Isso são poeira que nos deitam para os olhos.Aliás há tanto dinheiro a correr , que até dá para os responsáveis das messes meterem mjlhões ao bolso. Só tretas.O problema é que só têm chefias sem chefiados e que não fazem vigi

Anónimo Há 3 semanas

How To Access The Acai Berry Diet To Be Able To Lose Weight
The demand for the product has led to many fake versions entering the area of interest.
Some of them are pure fakes while others contain diluted Acai berry extracts.
Acai berries Select Cut is prescription medication best choice becau

pertinaz Há 3 semanas

POR POUCO TEMPO...

Anónimo Há 3 semanas

gvtqxvq

http://www.softwaretutor.co.uk/363-adidas-ultra-boost-black-and-red.htm
http://www.wervjournaal.nl/662-ralph-lauren-schoenen-heren-outlet.html
http://www.desmaeckvanspa.nl/860-roze-skechers-dames.html
http://www.wallbank-lfc.co.uk/162-adidas-tubular-blackout.htm
http://www.free-noki

ver mais comentários
pub
pub
pub
pub