Indústria Dono da Zara vai receber este ano mais de 1.200 milhões só em dividendos

Dono da Zara vai receber este ano mais de 1.200 milhões só em dividendos

A Inditex já pagou um dividendo em Maio, mas agora no início de Novembro prepara-se para fazer novo pagamento. Amancio Ortega reforça a sua riqueza.
Dono da Zara vai receber este ano mais de 1.200 milhões só em dividendos
reuters, bloomberg
Negócios 29 de outubro de 2017 às 23:24

As contas feitas pelo Expansión apontam para um recebimento por Amancio Ortega, só este ano, de 1.256 milhões de euros em dividendos da Inditex. 

Parte desse valor vai entrar na sua conta a 2 de Novembro quando a Inditex pagar po dividendo complementar e extraordinário de 0,34 euros por acção. Só deste dividendo, o dono da Inditex receberá 628 milhões de euros, depois de ter recebido idêntico valor em Maio quando a empresa pagou o dividendo ordinário também de 0,34 euros.

No conjunto do ano, a Inditex atribui a cada accionista 0,68 euros por cada acção, mais 13,3% que no ano anterior, e num total de 2.100 milhões de euros.

Metade, ou mais de 1.200 milhões, foram para Amancio Ortega que através das sociedades Pontegadea Inversiones e Partler controla 59,294% da empresa. No ano passado recebera 1.108 milhões de euros.

Ortega continua a ser o principal accionista da Inditex, empresa que fundou. No final de 2016, a empresa tinha activos imobiliários avaliados em 6.719 milhões de euros, agrupados na sua sociedade Pontegadea Inmobiliaria. Este é, aliás, conforme conta o Expansión o sector preferencial de Ortega para a aplicação dos seus dividendos. 

A Inditex teve, no ano fiscal que começou a 1 de Fevereiro de 2016 e terminou a 31 de Janeiro deste ano, lucros de 3.157 milhões de euros, mais 10% que no ano anterior. As vendas do grupo atingiram os 23.311 milhões de euros, mais 12%.




A sua opinião1
Este é o seu espaço para poder comentar o nosso artigo. A sua opinião conta e nós contamos com ela.
Faltam 300 caracteres
Negócios oferece este espaço de comentário, reflexão e debate e apela aos leitores que respeitem o seu estatuto editorial, promovam a discussão construtiva e combatam o insulto. O Negócios reserva-se ao direito de editar, apagar ou mesmo modificar os comentários dos seus leitores se atentarem contra o bom senso e seriedade.O acesso a todas as funcionalidades dos comentários está limitada a leitores registados e a Assinantes.
comentar
comentários mais recentes
Johnny Há 3 semanas

Tenho o prazer de vos comunicar que NUNCA comprei nada na zara
pta que priu esse xulo

Saber mais e Alertas
pub