Automóvel Donos de Tesla vão ter oficina à porta de casa

Donos de Tesla vão ter oficina à porta de casa

Os proprietários de automóveis Tesla em Portugal vão passar a ter concessionário e oficina oficial da marca norte-americana à porta de casa. Utilizadores de carro eléctrico no país acreditam que as vendas de veículos verdes vão crescer com a segurança dada pela garantia oficial.
Donos de Tesla vão ter oficina à porta de casa
Reuters
André Cabrita-Mendes 29 de janeiro de 2017 às 22:00
Comprar um carro eléctrico por mais de 70 mil euros e ter de fazer mais de dois mil quilómetros para obter assistência oficial – este é  o panorama actual para os cerca de 140 donos de Tesla em Portugal.

A ausência de um centro de serviço no país levou os proprietários portugueses da marca norte-americana a juntarem-se em Lisboa, em Maio de 2016. O objectivo era lançar um apelo para a empresa instalar uma oficina em Portugal.

A reunião despertou o interesse de Elon Musk, que respondeu via redes sociais com um "OK": o objectivo de chamar a atenção da Tesla já tinha sido alcançado.

Passados oito meses, eis que a Tesla anuncia a chegada oficial a Portugal com o pacote completo: loja e centro de serviços em Lisboa, a partir do segundo semestre deste ano.

Mas para quem não quiser esperar, já está disponível o site onde é possível encomendar os carros eléctricos para Portugal. Para já, é possível comprar o Model S e o Model X no site.

No comunicado divulgado esta sexta-feira, 27 de Janeiro, a empresa liderada por Elon Musk revela que é expectável que as "primeiras encomendas para o Model S e o Model X sejam entregues já no segundo trimestre, e os veículos serão entregues em Lisboa".

Analisando o site da marca, os preços começam nos 85 mil euros para o Model S 60 e terminam nos 169 mil euros para o Model X P100D.

Até agora, os portugueses tinham duas opções: ou compravam o carro via site da Tesla, e tinham de o ir buscar à Holanda; ou através do aluguer de longa duração, na empresa ZEEV.

A chegada oficial da Tesla foi imediatamente saudada pela Associação dos Utilizadores de Veículos Eléctricos (UVE), que tinha organizado o encontro de proprietários em Maio, que teve lugar junto do Padrão dos Descobrimentos.

"Eu compro o carro em Portugal e matriculado em Portugal. Se tiver algum problema entrego aqui o Tesla, com um carro de cortesia à disposição", afirma Henrique Sanchéz, presidente da UVE.

Mas será que a chegada oficial da marca a Portugal vai fazer aumentar as vendas? "Isto vai seguramente fazer explodir as vendas dos Tesla em Portugal", acredita Henrique Sanchéz.

"Eu conheço algumas pessoas que só estavam à espera de ter a garantia da marca para comprar um Tesla, porque dá mais segurança. Se houver uma avaria técnica ou um acidente, entrega o carro aqui e não em França ou em Espanha. A garantia e o centro de serviços em Portugal é fundamental ", sublinha o líder da UVE.

As vendas de carros eléctricos, em 2016, voltaram a bater recordes pelo quarto ano consecutivo, com a ajuda dos benefícios fiscais, da maior autonomia e preços mais competitivos dos veículos, e também com o andamento da conclusão da rede de carregamento.

Por seu turno, a ZEEV vai continuar com o seu negócio de aluguer de longa duração de Tesla em Portugal. A empresa de Carlos Jesus já forneceu cerca de 100 Tesla a clientes portugueses. A ZEEV também vai manter a sua oficina de assistência a carros eléctricos, incluindo Tesla.

Carlos Jesus sublinha que a Tesla "acelerou" a sua entrada em Portugal devido à evolução positiva das vendas no país, especialmente em comparação com mercados maiores, como Espanha.



A sua opinião7
Este é o seu espaço para poder comentar o nosso artigo. A sua opinião conta e nós contamos com ela.
Faltam 300 caracteres
Negócios oferece este espaço de comentário, reflexão e debate e apela aos leitores que respeitem o seu estatuto editorial, promovam a discussão construtiva e combatam o insulto. O Negócios reserva-se ao direito de editar, apagar ou mesmo modificar os comentários dos seus leitores se atentarem contra o bom senso e seriedade.O acesso a todas as funcionalidades dos comentários está limitada a leitores registados e a Assinantes.
comentar
comentários mais recentes
investidor1 Há 3 semanas

https://goo.gl/forms/N3IaET4xmC8fQHGO2

Muito Obrigado!

bucks Há 3 semanas

Devo dizer, é bom investirem mas os carros são feios para caramba... O próprio design parecem carros chineses...

Anónimo Há 3 semanas

Dou os meus parabéns à Tesla, no entanto, tendo dinheiro não hesitava em comprar um Maserati Quattroporte ou um Porsche Panamera em detrimento de um Tesla S de igual valor.
Nesta fase só os mais "inovadores" é que vão optar por um Tesla, os restantes só daqui a 10 anos é que vão pensar em EVs.

Electric_fun Há 3 semanas

Porque comentam o que não sabem??? A eletricidade em Portugal, em média é mais de 60% renovável, é apenas entre 10 e 20% de carvão!
Este carro, apesar de desenhado e produzido nos USA, é muito mais europeu que muitos produzidos na Europa!

ver mais comentários
pub
pub
pub
pub