Bolsa EDP dispara mais de 3,5% após notícias sobre fusão com a Gas Natural

EDP dispara mais de 3,5% após notícias sobre fusão com a Gas Natural

As acções da EDP estão a reagir em bolsa, ao subirem mais de 3,5% às notícias que dão conta de que a Gas Natural fez uma abordagem para uma fusão entre as duas empresas.
EDP dispara mais de 3,5% após notícias sobre fusão com a Gas Natural
As acções da EDP estão a subir 3,61% para 2,959 euros, a reflectir a especulação em torno de uma fusão com a Gas Natural. Já a espanhola está a cair 0,49% para 20,445 euros.

Apesar de a espanhola já ter vindo a terreiro negar as negociações, os investidores estão a reflectir na negociação das acções a notícia avançada pela Reuters que deu conta na segunda-feira, 3 de Julho, que 

que a Gas Natural está interessada numa fusão com a eléctrica nacional. A Gas Natural desmentiu e a EDP não comenta.

Reuters avançou esta segunda-feira que a Gas Natural está a abordar a EDP para uma fusão entre as duas companhias, numa operação que já foi pensado no passado. No próximo dia 2 de Outubro fará 11 anos que correu a notícia de que a EDP estava a abordar, através do seu accionista Estado, a espanhola Gas Natural no sentido de avançarem para uma fusão amigável e criarem uma grande empresa ibérica no valor de 30 mil milhões de dólares.


A confirmar-se a proposta avançada pela Reuters, a China Three Gorges, o maior accionista da EDP com 21,35%, estaria interessado em analisar esta fusão, conforme apurou o Negócios. Esta operação encaixa-se no foco estratégico da companhia estatal chinesa, pois poderia dar origem a uma empresa de baixo risco e com uma rentabilidade garantida, a operar na Europa e também na América do Sul e do Norte.


(Notícia actualizada com mais informação)




Saber mais e Alertas
pub