Empresas EDP é uma das marcas mais valiosas do mundo

EDP é uma das marcas mais valiosas do mundo

A marca de António Mexia continua a ser a única em Portugal entre as 500 companhias mais valiosas do mundo. Na tabela de 2014, a empresa ganhou valor, mas perdeu posições.
EDP é uma das marcas mais valiosas do mundo
Negócios 14 de março de 2014 às 15:45

A EDP é a empresa de Portugal que vale mais dinheiro em todo o mundo. Os dados são da consultora Brand Finance e colocam a companhia cujo maior accionista é a China Three Gorges como a 12.ª mais valiosa entre as energéticas mundiais.

 

Entre 2013 e 2014 o valor da marca aumentou cerca de 301 milhões de dólares (cerca de 216,2 milhões de euros), passando de 2,8 mil milhões de dólares (2 mil milhões de euros) para 3,1 mil milhões de dólares (2,2 mil milhões de euros).

 

Os dados revelam também que o índice de força de marca, passou do nível de rating AA (2013) para AA+ (2014).

 

A única descida da empresa, liderada por António Mexia desde 2005, regista-se na posição: de 2013 a 2014 a companhia perdeu 40 posições (do 436.º para o 476.º), o que significa que outras empresas registaram melhorias mais pronunciadas do que a eléctrica nacional.

 

“É com grande satisfação que a EDP vê a sua marca reconhecida, pelo segundo ano consecutivo, como uma das 500 mais valiosas do mundo”, refere fonte oficial da EDP, considerando que esta distinção é “uma fonte de motivação para continuar o nosso percurso, mas também uma responsabilidade acrescida para fazer mais e melhor”.

 

A Apple, presidida por Tim Cook, é a marca mais valiosa do mundo, avaliada em cerca de 104,7 mil milhões de dólares. A gigante norte-americana encontra-se à frente da concorrente sul-coreana Samsung (cerca de 78,75 mil milhões de dólares) e da Google (cerca de 68,2 mil milhões de dólares).

 

A Ferrari, liderada por Luca di Montezemolo, é a empresa mais poderosa. Para determinar a primeira posição, a Brand Finance, citada em comunicado, recorre a critérios como “desejo, lealdade, reacção do consumidor perante a identidade da marca, notoriedade e satisfação dos seus colaboradores”. A fabricante de automóveis italiana partilha o “rating” máximo (AAA+), que mede a força de marca, com outras dez marcas.

 

A banca é o sector com mais valor de marca (cerca de 633 mil milhões de dólares) e que junta mais nomes (71) entre as 500 empresas mais valiosas.

 

O “ranking” “Brand Financial Group 500” é elaborado pela consultora de marcas Brand Finance e avalia mais de 3 mil empresas em 40 países para determinar as marcas mais valiosas e as mais poderosas. 

 

(Correcção: No título indicava que a EDP era uma das empresas mais valiosas do mundo, quando se trata de uma das marcas mais valiosas)




A sua opinião35
Este é o seu espaço para poder comentar o nosso artigo. A sua opinião conta e nós contamos com ela.
Faltam 300 caracteres
Negócios oferece este espaço de comentário, reflexão e debate e apela aos leitores que respeitem o seu estatuto editorial, promovam a discussão construtiva e combatam o insulto. O Negócios reserva-se ao direito de editar, apagar ou mesmo modificar os comentários dos seus leitores se atentarem contra o bom senso e seriedade.O acesso a todas as funcionalidades dos comentários está limitada a leitores registados e a Assinantes.
comentar
mais votado Anónimo Há 2 semanas

MAIORIA DESTES COMENTÁRIO SÃO DO MESMO INTRUJÃO,conhecido pelo o usurpador,boca suja, portanto, não são crediveis

comentários mais recentes
Jorge Alves Há 2 semanas

criada com o dinheiro dos contribuintes e entregue aos bichos.....

Jose Cunha Há 2 semanas

E que mais rouba os consumidores.

Francelina Castanheira Há 2 semanas

Pois e podia continuar a ser nossa,,,seria a jóia da coroa....mas foi-se...como outras...

Martins Rogério Há 2 semanas

Com uma dívida de 15 000 000 000? Também eu era rico...

ver mais comentários
pub