EDP é uma das marcas mais valiosas do mundo
14 Março 2014, 15:45 por Jornal de Negócios | jng@negocios.pt
Enviar por email
Reportar erro
A marca de António Mexia continua a ser a única em Portugal entre as 500 companhias mais valiosas do mundo. Na tabela de 2014, a empresa ganhou valor, mas perdeu posições.

A EDP é a empresa de Portugal que vale mais dinheiro em todo o mundo. Os dados são da consultora Brand Finance e colocam a companhia cujo maior accionista é a China Three Gorges como a 12.ª mais valiosa entre as energéticas mundiais.

 

Entre 2013 e 2014 o valor da marca aumentou cerca de 301 milhões de dólares (cerca de 216,2 milhões de euros), passando de 2,8 mil milhões de dólares (2 mil milhões de euros) para 3,1 mil milhões de dólares (2,2 mil milhões de euros).

 

Os dados revelam também que o índice de força de marca, passou do nível de rating AA (2013) para AA+ (2014).

 

A única descida da empresa, liderada por António Mexia desde 2005, regista-se na posição: de 2013 a 2014 a companhia perdeu 40 posições (do 436.º para o 476.º), o que significa que outras empresas registaram melhorias mais pronunciadas do que a eléctrica nacional.

 

“É com grande satisfação que a EDP vê a sua marca reconhecida, pelo segundo ano consecutivo, como uma das 500 mais valiosas do mundo”, refere fonte oficial da EDP, considerando que esta distinção é “uma fonte de motivação para continuar o nosso percurso, mas também uma responsabilidade acrescida para fazer mais e melhor”.

 

A Apple, presidida por Tim Cook, é a marca mais valiosa do mundo, avaliada em cerca de 104,7 mil milhões de dólares. A gigante norte-americana encontra-se à frente da concorrente sul-coreana Samsung (cerca de 78,75 mil milhões de dólares) e da Google (cerca de 68,2 mil milhões de dólares).

 

A Ferrari, liderada por Luca di Montezemolo, é a empresa mais poderosa. Para determinar a primeira posição, a Brand Finance, citada em comunicado, recorre a critérios como “desejo, lealdade, reacção do consumidor perante a identidade da marca, notoriedade e satisfação dos seus colaboradores”. A fabricante de automóveis italiana partilha o “rating” máximo (AAA+), que mede a força de marca, com outras dez marcas.

 

A banca é o sector com mais valor de marca (cerca de 633 mil milhões de dólares) e que junta mais nomes (71) entre as 500 empresas mais valiosas.

 

O “ranking” “Brand Financial Group 500” é elaborado pela consultora de marcas Brand Finance e avalia mais de 3 mil empresas em 40 países para determinar as marcas mais valiosas e as mais poderosas. 

 

(Correcção: No título indicava que a EDP era uma das empresas mais valiosas do mundo, quando se trata de uma das marcas mais valiosas)

Enviar por email
Reportar erro
pesquisaPor tags:
alertasPor palavra-chave: