Energia Empresa britânica diz ter descoberto jazidas com mil milhões de barris de petróleo em Portugal

Empresa britânica diz ter descoberto jazidas com mil milhões de barris de petróleo em Portugal

A descoberta foi efectuada através de uma tecnologia inovadora para detectar recursos naturais, com recurso a satélite. A IONIQ Resources alega que o valor das reservas equivale a mais de 43 mil milhões de euros brutos, avança a Sábado.
Empresa britânica diz ter descoberto jazidas com mil milhões de barris de petróleo em Portugal
Bloomberg
Negócios 08 de janeiro de 2015 às 12:40

Uma empresa britânica chamada IONIQ Resources garante ter localizado seis jazidas de petróleo em Portugal continental, calculando que estas terão uma dimensão, no mínimo, de mil milhões de barris de petróleo.

 

A notícia é avançada pela Sábado, que dá conta que esta companhia e os seus parceiros portugueses reuniram-se há um ano com Pedro Passos Coelho e depois com o ministro do Ambiente, tendo em Outubro enviado uma carta a Jorge Moreira da Silva com uma proposta para a identificação e extracção destes recursos.

 

Estas reservas, cujo valor estimado ascende a mais de 43 mil milhões de euros brutos, foram localizadas através de uma tecnologia inovadora para detectar recursos naturais, com dados recolhidos por satélite.

 

Na carta enviada ao ministro do Ambiente, a IONIQ Resources diz que "estas estruturas podem ser uma grande fonte de riqueza nacional e podem transformar Portugal de um país importador de energia a exportador", sendo que o petróleo estará a uma profundidade que vai dos dois mil aos três mil metros, o que facilitaria a sua exploração.

 

O gabinete do ministro confirmou à Sábado que a empresa britânica foi recebida por Moreira da Silva, sendo que não há um pedido formal para prospecção e o Governo nem chegou a avaliar "a credibilidade dos respectivos estudos". Damon Walker, o administrador da IONIQ com o pelouro de Portugal, sublinha o facto de ter sido o ministro a pedir uma proposta e lamenta não ter recebido sequer uma reposta. "Isto vale biliões e nem tiveram a cortesia de nos responder", afirmou.

 

Segundo a Sábado, a proposta da IONIQ passa por vender ao Governo o estudo geral por 1,2 milhões de euros. Depois, cobra 1,2 milhões por cada mapeamento detalhado, o que eleva os custos para 7,2 milhões de euros adicionais, que seriam reembolsados após a concessão da exploração a empresas petrolíferas.




A sua opinião67
Este é o seu espaço para poder comentar o nosso artigo. A sua opinião conta e nós contamos com ela.
Faltam 300 caracteres
Negócios oferece este espaço de comentário, reflexão e debate e apela aos leitores que respeitem o seu estatuto editorial, promovam a discussão construtiva e combatam o insulto. O Negócios reserva-se ao direito de editar, apagar ou mesmo modificar os comentários dos seus leitores se atentarem contra o bom senso e seriedade.O acesso a todas as funcionalidades dos comentários está limitada a leitores registados e a Assinantes.
comentar
mais votado Anónimo 08.01.2015

A empresa tem sede num centro de escritórios virtuais...
http://www.executiveoffices.co.uk/virtual-offices/4-5-park-place-sw1a-1lp
Não me façam rir.

comentários mais recentes
miguel Há 3 semanas

Quem não andar cá distraído, sabem bem que os vigarizados são os lorpas do costume. Quanto a petróleo, a questão não é existir, não é mentira nenhuma que ele exista em muitos lados, é a questão de ele poder ser limpo de forma limpa, eficaz e barata. Em muitos casos não compensa extrair.

Miguel Há 3 semanas

Até agora o que se está a ver é que já andam a pagar relatórios a peso de ouro aos amigos. Por quantos milhões pagarão cada resma de papel higiénico que eu lhes venda?

Pedro Loyrenço Há 4 semanas

Se começar a haver lucros serão os privados, a banca e os grandes grupos económicos a engordar e não a riqueza do país a crescer.

Brunofernandes Há 6 dias

Se ralmente existe, penso k ninguem tem a certeza... se fosse um caso de Portugal ser governado por gente séria este assunto ja estava mais adiantado. Mas conhecendo esta corja de políticos acredito na história da carochinha e lá vão mais 7.2 milhões do nosso suor.

ver mais comentários
pub