Turismo & Lazer Empresas do turismo vão ter mais 75 milhões para qualificar oferta

Empresas do turismo vão ter mais 75 milhões para qualificar oferta

O reforço da linha de financiamento já existente para a qualificação da oferta turística, assinado entre o Turismo de Portugal e 12 bancos, tem mais 75 milhões de euros. A isto junta-se uma componente de capital de risco.
Empresas do turismo vão ter mais 75 milhões para qualificar oferta
Wilson Ledo 17 de março de 2017 às 15:30

As empresas do turismo vão poder contar com mais 75 milhões de euros para a qualificação da sua oferta. O valor foi definido na renovação da Linha de Apoio à Qualificação da Oferta 2027, assinada esta sexta-feira, 17 de Março.

A linha acordada entre o Turismo de Portugal, 12 bancos e a Portugal Ventures define um financiamento global que pode ascender a 75% do valor do investimento. Fica estabelecido um prazo máximo de reembolso de 15 anos, com quatro anos de carência.

O Turismo de Portugal assume 60% do financiamento e as instituições bancárias a restante fatia.

Contudo, e com a adesão da Portugal Ventures, ficam definidos outros 15 milhões de euros para capital de risco. Assim, o montante global definido para financiar a qualificação da oferta turística é de 90 milhões de euros.

"Estas linhas eram para durar dois anos. Esgotaram-se em um. É uma boa notícia", explicou o ministro da Economia Manuel Caldeira Cabral.

No ano passado, a referida linha aprovou 83 operações, financiando 65 milhões dos 133 milhões de euros investidos. Em análise estão ainda 28 projectos, com um volume de investimento avaliado em 32 milhões de euros.

Millenium BCP, Novo Banco, Novo Banco dos Açores, Santander Totta, BPI, Caixa Geral de Depósitos, Popular, Montepio Geral, Crédito Agrícola, Abanca, Banco Português de Gestão e BIC são os bancos que integram o pacto.

"Havia necessidade de um instrumento como este para estimular a actividade económica", considerou o presidente do Turismo de Portugal, Luís Araújo, durante a apresentação integrada na Bolsa de Turismo de Lisboa (BTL), que decorre até ao próximo domingo.




A sua opinião1
Este é o seu espaço para poder comentar o nosso artigo. A sua opinião conta e nós contamos com ela.
Faltam 300 caracteres
Negócios oferece este espaço de comentário, reflexão e debate e apela aos leitores que respeitem o seu estatuto editorial, promovam a discussão construtiva e combatam o insulto. O Negócios reserva-se ao direito de editar, apagar ou mesmo modificar os comentários dos seus leitores se atentarem contra o bom senso e seriedade.O acesso a todas as funcionalidades dos comentários está limitada a leitores registados e a Assinantes.
comentar
comentários mais recentes
Bela 17.03.2017

Interpasse o maiod logro

pub