Transportes Estado sujeito a pagar indemnizações por atrasar inspecção a motos

Estado sujeito a pagar indemnizações por atrasar inspecção a motos

O atraso do arranque do processo das inspecções periódicas obrigatórias a motociclos com mais de 250 centímetros cúbicos pode levar o Estado a ter de avançar com indemnizações aos centros de inspecção, conta o Público.
Estado sujeito a pagar indemnizações por atrasar inspecção a motos
Lisi Niesner/Bloomberg
Negócios 13 de março de 2017 às 09:30

O Estado poderá ter de indemnizar os cerca de 150 centros de inspecção que foram obrigados a investir na adaptação das suas instalações para as novas inspecções a motociclos com mais de 250 centímetros cúbicos, conta o Público na edição desta segunda-feira, 13 de Março.

Em causa, segundo o mesmo jornal, está o facto de a maioria dos centros de inspecção já estarem aptos há mais de cinco meses para avançar com a nova obrigação que ainda não saiu do papel. No total, os centros de inspecção terão investido 30 milhões de euros na adaptação das instalações e em novos equipamentos mas os diplomas necessários para avançar com as novas avaliações ainda não foram publicados.

No início do ano o Governo garantiu ao Negócios que as inspecções periódicas obrigatórias a motociclos com mais de 250 centímetros cúbicos vão arrancar em 2017, atribuindo a "atrasos na adaptação dos centros" o facto de não terem ainda avançado. Uma explicação que a Associação Nacional de Centros de Inspecção Automóvel (ANCIA) recusa, reclamando, por seu lado, que o Executivo publique legislação em falta.

A ANCIA chegou a anunciar que as inspecções às motas teriam início em Outubro do ano passado, data que o Governo nunca assumiu.  Ao Negócios, fonte oficial do Ministério do Planeamento e das Infra-estruturas explicou que a medida será regulada por portaria, "ainda sem data para publicação".

A obrigatoriedade da realização de inspecções periódicas será estendida a motociclos, triciclos e quadriciclos com mais de 250 centímetros cúbicos, prevista na lei desde 2012, corresponde a um universo de 80 mil veículos.




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carlos_rocha14 Há 2 semanas

Inspecções ou mais uma taxa a extorquir aos cidadãos para engordar o lóbie poderoso dos Centros de inspecção Automovel ....e o governo parece que vai ceder à força deste lóbie!.....Porque não publicam os países da UE onde tambem se faz esta Inspecção, ou estamos a inventar mais uma vez....

Quinta da Bicuda Há 2 semanas

Isto não se justifica! Quando já se viu uma caça À MASSA! TÃO VERGONHOSA. Uma mota não é um carro, tem segurança, não polui. Isto é incentivar ainda mais a vinda de carros para as cidades! Tenham juizo. Vão buscar dinheiro as ofshores! ao BES ao Socrates ao Vara!,etc.

Anónimo Há 2 semanas

1. Não há argumento que sustente as inspecções aos motociclos para além o financeiro.
2. Não há argumento técnico que sustente a limitação das inspecções apenas veículos com cilindrada acima de 250 cc. É simplesmente absurdo e a imporem-se inpecções teriam que ser a todo os veículos motorizados.

JC Há 2 semanas

Deviam era fazer inspecções às motas e motoretas que andam por todo o lado com escapes rotos ou transformados a fazer ruído insuportável, para uns tipos palermas fazerem de conta que são pilotos de competição !!!

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