Aviação Estudo diz que Montijo é a única opção “viável” para extensão de aeroporto

Estudo diz que Montijo é a única opção “viável” para extensão de aeroporto

O estudo da Eurocontrol será apresentado esta terça-feira, 20 de Dezembro, ao grupo de trabalho que inclui o Governo, Força Aérea, ANA e NAV, avança o Diário de Notícias.
Estudo diz que Montijo é a única opção “viável” para extensão de aeroporto
Cátia Barbosa/Negócios
Negócios 20 de dezembro de 2016 às 10:58

Um estudo realizado pela Eurocontrol – a organização europeia para a segurança da navegação aérea – conclui que a base aérea do Montijo é a única "opção tecnicamente viável" para a extensão do aeroporto de Lisboa, avança o Diário de Notícias.

Segundo a mesma publicação, o estudo da Eurocontrol diz que, enquanto não for construída uma infra-estrutura de raiz que sirva a cidade de Lisboa, o Montijo é a opção que garante os 72 movimentos de aviões por hora que permitem dar sustentabilidade ao crescimento do tráfego em "segurança e operação simultânea" com a Portela.

 

Num cenário em que a pista 17/35 (pista secundária da Portela) é encerrada e o Montijo assegura a complementaridade da Portela, a Eurocontrol prevê que, em 2022, Lisboa tenha 695 movimentos diários na pista principal e outros 102 no Montijo. Em 2030, o crescimento previsto é de 18% na Portela e 15% no Montijo.

 

A opção do Montijo também é apontada como a mais provável pelo Governo, como confirmou o ministro do Planeamento e das Infraestruturas, Pedro Marques, em entrevista ao Negócios e à Antena 1.

 

"Por razões do contrato de concessão, há a opção da construção do aeroporto novo e há a utilização da actual infra-estrutura com uma pista complementar. A diferença de custos entre as opções é demasiado grande para não considerarmos tão seriamente como estamos a fazer a opção de uma pista complementar e em particular, neste momento, com mais intensidade, a utilização do Montijo", admitiu o governante.

 

Pedro Marques disse ainda que o Governo já pediu à ANA, concessionária do  aeroporto Humberto Delgado, para antecipar em um ano "o calendário de decisão e de implementação de uma nova solução aeroportuária" para Lisboa. Os estudos para encontrar a solução arrancam já em 2017.




A sua opinião15
Este é o seu espaço para poder comentar o nosso artigo. A sua opinião conta e nós contamos com ela.
Faltam 300 caracteres
Negócios oferece este espaço de comentário, reflexão e debate e apela aos leitores que respeitem o seu estatuto editorial, promovam a discussão construtiva e combatam o insulto. O Negócios reserva-se ao direito de editar, apagar ou mesmo modificar os comentários dos seus leitores se atentarem contra o bom senso e seriedade.O acesso a todas as funcionalidades dos comentários está limitada a leitores registados e a Assinantes.
comentar
mais votado Anónimo 20.12.2016


TAP, CARRIS, METRO E CP

Lá vem os chantagistas dos funcionários dos transportes públicos, chular os contribuintes e roubar os passageiros, que são quem lhes paga os elevados salários e pensões!

comentários mais recentes
CAUTELA, SENHOR MINISTRO PEDRO MARQUES Há 1 semana

Senhor MINISTRO PEDRO MARQUES, um pouco de humildade e mais ponderação só lhe ficam bem e são conselhos avisados.
Considere as opiniões de quem tem experiência e ouça a palavra dos os pilotos.
Na minha terra, o sábio povo diz que "AS CADELAS APRESSADAS PAREM OS CÃES CEGOS".

CAUTELA COM AS PRESSAS. OUÇAM OS PILOTOS Há 1 semana

Mais uma vantagem da opção PORTELA - ALVERCA : a Base de ALVERCA, tem boas instalações, como as da OGMA (Oficinas Gerais de Material Aeronáutico), que podem ser muito úteis, no apoio da manutenção dos aparelhos
Tem Caminho de Ferro, que coloca os passageiros para escala em Lisboa, em 10 minutos.

TEM MESMO RAZÃO O PILOTO, CONTRA A OPÇÂO MONTIJO Há 1 semana

A opção PORTELA -. MONTIJO tem (em comparação com PORTELA - ALVERCA), nas palavras de um piloto experimentado, mais um sério perigo : o facto da existência permanente, na zona do MONTIJO, de milhares de aves, que podem entrar num dos reactores e provocar uma tragédia.
TEM MESMO RAZÃO O PILOTO !

E ALVERCA ? POR ACASO, JÁ FOI EQUACIONADA ? Há 1 semana

Como bem afirmou um piloto, com muitos milhares de horas de vôo, NÃO SÃO OS AUTARCAS, NEM SÃO OS POLÍTICOS QUE TÊM CONHECIMENTOS PARA SE PRONUNCIAR SE A SOLUÇÃO "PORTELA+ MONTIJO" SERÁ BOA.
PARA ELE, PILOTO, A MELHOR SOLUÇÃO, DE LONGE, É "PORTELA + ALVERCA", ALÉM DA VIA FÉRREA,A 10 MTS. DE LISBOA.

ver mais comentários
pub
pub
pub
pub