Indústria Europac vende fábrica em Tânger por 40 milhões de euros

Europac vende fábrica em Tânger por 40 milhões de euros

A Europac vendeu a sua fábrica de embalagem, em Tânger, por 40 milhões de euros, sendo que, após ajustes do balanço, a operação alcançou os 44 milhões de euros. Empresa vai distribuir 29,8 milhões em dividendos.
Europac vende fábrica em Tânger por 40 milhões de euros
Ana Laranjeiro 28 de junho de 2017 às 12:42

O grupo espanhol Europac, que opera no sector do papel e está presente em Portugal, decidiu vender a sua fábrica de embalagem em Tânger (Marrocos) à International Paper por 40 milhões de euros, de acordo com o comunicado enviado às redacções.

 

"O valor da transacção foi de 40 milhões de euros que, após os ajustes do balanço, atinge os 44 milhões de euros. A operação aporta um benefício líquido consolidado de 10 milhões de euros no exercício de 2017, após os investimentos realizadas na construção e início da exploração do negócio", pode ler-se no documento. Esta operação conta já com a aprovação da autoridade marroquina da concorrência.

 

O grupo espanhol quer crescer mais em Espanha, ganhando mais quota de mercado. É nesse sentido, revela em comunicado, que se enquadra a decisão de "aquisição da fábrica de embalagem de Lucena (Córdoba), o projecto de investimento para duplicar a capacidade instalada da fábrica de embalagem de Dueñas (Palencia) ou o investimento previsto em três linhas de converting na fábrica de Alcolea de Cinca (Huesca) para transformar prancha de cartão em embalagem para o cliente final e aumentar a captação de valor e a ampliação da gama de papéis estucados na fábrica de Dueñas".

 

Europac distribui quase 30 milhões em dividendos aos accionistas

 

Num outro comunicado enviado às redacções, o grupo empresarial espanhol revela que houve esta quarta-feira, 28 de Junho, uma assembleia-geral de accionistas do grupo. Nesse encontro, os accionistas aprovaram "todas as propostas de acordo apresentadas pelo Conselho de Administração".

 

Entre as medidas aprovadas pelos accionistas está a distribuição de um dividendo complementar "de 0,223 euros por acção, a que se soma ao dividendo por conta do exercício de 2016 distribuído no passado 23 de Fevereiro de 0,095 euros por título". Algo que vai acontecer a 17 de Julho.

 

"O grupo Europac vai repartir entre os seus accionistas um total de 0,318 euros por acção, o que supõe uma rentabilidade por dividendo de 4,3% em relação ao preço de fecho da acção no dia de ontem, terça-feira, 27 de Junho. No total, o dividendo referente ao exercício de 2016 equivale a 28,9 milhões de euros, uma subida de 78,4% face ao ano anterior", pode ler-se ainda no comunicado.




A sua opinião0
Este é o seu espaço para poder comentar o nosso artigo. A sua opinião conta e nós contamos com ela.
Faltam 300 caracteres
Negócios oferece este espaço de comentário, reflexão e debate e apela aos leitores que respeitem o seu estatuto editorial, promovam a discussão construtiva e combatam o insulto. O Negócios reserva-se ao direito de editar, apagar ou mesmo modificar os comentários dos seus leitores se atentarem contra o bom senso e seriedade.O acesso a todas as funcionalidades dos comentários está limitada a leitores registados e a Assinantes.
comentar