Transportes Obras de expansão das redes de metro arrancam até Junho de 2019

Obras de expansão das redes de metro arrancam até Junho de 2019

O ministro do Ambiente adiantou que em Março vai entrar a avaliação de impacto ambiental para a expansão da rede do metro de Lisboa.
Obras de expansão das redes de metro arrancam até Junho de 2019
Miguel Baltazar/Negócios
Maria João Babo 14 de fevereiro de 2018 às 12:19

O ministro do Ambiente, João Pedro Matos Fernandes, garantiu esta quarta-feira no Parlamento que "o mais tardar no fim do primeiro semestre de 2019 as obras – de expansão das redes de metro de Lisboa e Porto – vão estar no terreno".

 

O responsável, que falava na comissão de Economia, Inovação e Obras Públicas, adiantou que no próximo mês de Março vai entrar a avaliação de impacto ambiental para a expansão da rede do metro de Lisboa na Agência Portuguesa do Ambiente e salientou que os projectos no metro do Porto estão em curso.

 

O projecto de expansão da rede do Metro de Lisboa prevê a criação de uma linha circular, ligando o Rato ao Cais do Sodré, com duas novas estações, em Santos e na Estrela.

 

Os projectos para a expansão do metro da capital estão a ser desenvolvidos internamente, pela Ferconsult.

 

Já no caso do metro do Porto,  foram já adjudicados os projectos de alargamento da rede, que vai ter duas novas ligações: a Linha Rosa, entre a Casa da Música e S. Bento, e a expansão da Linha Amarela até Vila d´Este.

 

A previsão é que o concurso para as obras seja aberto no final deste ano e a adjudicação da empreitada se faça no início de 2019.




pub