Tecnologias Facebook e Whatsapp investigadas em Espanha por troca de dados

Facebook e Whatsapp investigadas em Espanha por troca de dados

A aplicação de mensagens terá começado a partilhar dados com o Facebook sem o consentimento expresso dos utilizadores, tal como obriga o novo regulamento único europeu de protecção de dados.
Facebook e Whatsapp investigadas em Espanha por troca de dados
REUTERS
Paulo Zacarias Gomes 06 de Outubro de 2016 às 10:38

A autoridade espanhola de protecção de dados está a investigar a transferência de dados pessoais dos utilizadores entre a rede social Facebook e a plataforma de mensagens instantâneas Whatsapp.


Segundo o El País, que avança a notícia, a AEPD (sigla em espanhol da instituição) quer saber se a informação dos utilizadores da Whatsapp que é enviada para a Facebook cumpre as regras da lei de protecção de dados em Espanha. Entre outros aspectos, está a ser analisada qual a informação em causa, para que é utilizada e durante quanto tempo os dados são arquivados.


Segundo um especialista nesta matéria jurídica citado pelo jornal espanhol, em causa está o alegado facto de a WhatsApp ter alterado a sua política sem consentimento expresso dos utilizadores, algo que deixou de ser possível com a entrada em vigor, em Maio, do regulamento único europeu de protecção de dados.


Se antes bastava que o utilizador não se opusesse às novas regras, agora é necessário a sua aceitação declarada, explica Borja Adsuara, o que não terá acontecido neste caso. "Primeiro [as empresas] têm de informar que dados vão partilhar, durante quanto tempo os vão manter e para que vão usá-los. Com essa informação o utilizador deve decidir se aceita ou não", refere.


A investigação – que decorre em articulação com as congéneres alemã, italiana e britânica - foi desencadeada depois de as novas políticas de privacidade da WhatsApp, anunciadas em Agosto, terem estabelecido a partilha de alguns dados com a Facebook.


Ao El País a rede social garantiu que cumpre com a política de protecção de dados da União Europeia e que trabalhará com a agência espanhola durante a investigação.




A sua opinião1
Este é o seu espaço para poder comentar o nosso artigo. A sua opinião conta e nós contamos com ela.
Faltam 300 caracteres
Negócios oferece este espaço de comentário, reflexão e debate e apela aos leitores que respeitem o seu estatuto editorial, promovam a discussão construtiva e combatam o insulto. O Negócios reserva-se ao direito de editar, apagar ou mesmo modificar os comentários dos seus leitores se atentarem contra o bom senso e seriedade.O acesso a todas as funcionalidades dos comentários está limitada a leitores registados e a Assinantes.
comentar
mais votado Anónimo Há 4 semanas


PS DEIXA MORRER UTENTES DO SNS... PARA DAR MAIS DINHEIRO À FP:

- PS aumenta despesa com salários da FP em 500 milhões de Euros;

- PS reduz horário da FP para 35 horas;

- PS corta orçamento dos Hospitais Públicos.

comentários mais recentes
Anónimo Há 4 semanas


PS DEIXA MORRER UTENTES DO SNS... PARA DAR MAIS DINHEIRO À FP:

- PS aumenta despesa com salários da FP em 500 milhões de Euros;

- PS reduz horário da FP para 35 horas;

- PS corta orçamento dos Hospitais Públicos.

pub