Banca & Finanças Fernando Ulrich: "Não consegui vislumbrar críticas" do CaixaBank à gestão do BPI

Fernando Ulrich: "Não consegui vislumbrar críticas" do CaixaBank à gestão do BPI

O presidente do BPI "não vislumbrou críticas à gestão" do banco no prospecto da OPA do CaixaBank. Ulrich também subscreve as estimativas de redução de pessoal e a avaliação sobre a baixa rentabilidade do BPI em 2015 que é feita pelo grupo catalão.
Fernando Ulrich: "Não consegui vislumbrar críticas" do CaixaBank à gestão do BPI
.
Maria João Gago 26 de janeiro de 2017 às 18:20

Fernando Ulrich aproveitou a apresentação dos resultados do BPI de 2016 para contestar a visão de que o prospecto da OPA do CaixaBank faz críticas à gestão do banco. Até porque o banqueiro "não conseguiu vislumbrar essas críticas". 

 
O BPI tem uma "rentabilidade inferior aos pares" a nível doméstico, "níveis de eficiência significativamente abaixo dos seus comparáveis" no negócio em Portugal e é dos bancos "com maiores exigências de solidez". Estas ideias constam no prospecto da oferta pública de aquisição (OPA) do Caixabank sobre o BPI e ajudam a justificar o preço que o CaixaBank pôs em cima da mesa. O grupo catalão oferece 1,134 euros por acção, em linha com as regras de definição da contrapartida de uma OPA obrigatória. Um valor que os accionistas minoritários contestam, mas que passou no crivo da CMVM.

Para o gestor, as estimativas de redução de trabalhadores do grupo catalão - 900 pessoas - "é igual ao que fizemos nos últimos anos". "Esse número não é uma revolução nem muito radical", defendeu. "Só em 2016 o bpi reduziu 400 trabalhadores". 

 

Relativamente a um possível encerramento de balcões, Ulrich considera que "não há muito espaço para fechar" mais agências, dada a política de proximidade que o CaixaBank tem com os clientes. 

 

"Não encontrei críticas à gestão. Sou suspeito, porque tenho muito orgulho no banco. Os resultados falam por si. São muito bons. Não há muitos bancos que tenham um caminho como o nosso". 

 

Sobre a avaliação que que o grupo catalão faz da rentabilidade do BPI em 2015, que considera baixa, Ulrich diz que também concorda. 


(Notícia actualizada às 18:30 com mais informação)




A sua opinião0
Este é o seu espaço para poder comentar o nosso artigo. A sua opinião conta e nós contamos com ela.
Faltam 300 caracteres
Negócios oferece este espaço de comentário, reflexão e debate e apela aos leitores que respeitem o seu estatuto editorial, promovam a discussão construtiva e combatam o insulto. O Negócios reserva-se ao direito de editar, apagar ou mesmo modificar os comentários dos seus leitores se atentarem contra o bom senso e seriedade.O acesso a todas as funcionalidades dos comentários está limitada a leitores registados e a Assinantes.
comentar
pub
Saber mais e Alertas
pub
pub
pub