Empresas Fibra óptica já representa 12% dos acessos à Internet

Fibra óptica já representa 12% dos acessos à Internet

A fibra óptica voltou a ser a tecnologia a registar maior número de acessos durante o primeiro trimestre do ano, segundo os dados estatísticos da Anacom para o serviço de acesso à Internet.
Hugo Paula 28 de maio de 2012 às 18:48
O número de acessos à Internet através da fibra óptica aumentou 16,1% para 275 mil cliente, segundo o relatório de Serviço de Acesso à Internet do primeiro trimestre do ano, publicado hoje pela Anacom.

A fibra óptica é a tecnologia que mais cresce mas o principal meio de acesso à Internet é o ADSL, que representa 47,9% do total. Uma percentagem que fica 14,7 pontos percentuais aquém do máximo registado no quatro trimestre de 2006, revela a Autoridade Nacional de Comunicações.

O número de acessos ADSL à Internet continua a crescer mas a um ritmo de ligeiro abrandamento, observa o relatório da Anacom, que avança uma possível explicação para o fenómeno. .

“O abrandamento verificado poderá estar eventualmente associado à evolução das outras formas de acesso, nomeadamente aquelas que permitem velocidades de ‘download’ mais elevadas”, como é o caso da fibra óptica.

O número de acessos à Internet via modem cabo cresceu 1,1% face ao trimestre anterior e 4,5% em termos homólogos para 912 mil acessos. A tecnologia tem crescido mas perdido peso nos meios de acesso à Internet. Representando hoje 40%, o seu peso recuou 0,3 pontos percentuais face ao último período e caiu 0,6 pontos percentuais face ao período homólogo.

A banda larga representa 98,9% dos acessos de clientes Internet em local fixo, refere a Anacom, que revela que há 2,25 milhões de clientes deste serviço. No que diz respeito ao número de clientes banda larga, cresceu 3% face ao último trimestre de 2011 e 6,8% em termos homólogos.

Taxa de penetração da banda larga é superior nos acessos móveis

O acesso à Internet em banda larga atingiu 21,4% dos portugueses no que diz respeito a acessos fixos, enquanto nos acessos móveis a taxa de penetração foi de 27,3%. Em termos de famílias clássicas é de 49,7% e em termos de alojamentos familiares clássicos é de 34,1%, refere a Anacom.

As ofertas de Internet fixa através de tecnologia de fibra óptica é de 2,6%.



A sua opinião0
Este é o seu espaço para poder comentar o nosso artigo. A sua opinião conta e nós contamos com ela.
Faltam 300 caracteres
Negócios oferece este espaço de comentário, reflexão e debate e apela aos leitores que respeitem o seu estatuto editorial, promovam a discussão construtiva e combatam o insulto. O Negócios reserva-se ao direito de editar, apagar ou mesmo modificar os comentários dos seus leitores se atentarem contra o bom senso e seriedade.O acesso a todas as funcionalidades dos comentários está limitada a leitores registados e a Assinantes.
comentar
pub