Desporto FIFA prepara Super Mundial de Clubes que se fosse em 2018 teria Porto e Benfica

FIFA prepara Super Mundial de Clubes que se fosse em 2018 teria Porto e Benfica

O organismo que tutela o futebol mundial está a preparar a criação de uma nova competição de clubes que poderá ter lugar já em 2021. A FIFA quer criar um Super Mundial de Clubes com um total de 24 equipas. Se fosse em 2018, Porto e Benfica iriam disputar a competição.
FIFA prepara Super Mundial de Clubes que se fosse em 2018 teria Porto e Benfica
Manuel Araújo
Negócios 29 de novembro de 2017 às 13:47

No Verão de 2021 deverá realizar o primeiro Super Mundial de Clubes, uma competição que será organizada pela FIFA e que substituirá no calendário futebolístico a Taça das Confederações, um troféu disputado por selecções. A Taça das Confederações deverá assim terminar, pelo que a Alemanha será a última selecção a vencer esta competição.

 

O jornal Marca revela esta quarta-feira, 29 de Novembro, que a FIFA está a preparar o Super Mundial de Clubes, no entanto no final de Outubro o presidente da federação alemã de futebol, Reinhard Grindel, já tinha revelado que esta competição estaria em preparação, devendo realizar-se no mês de Junho de 2021 e tendo uma duração de 18 dias.

 

Segundo adianta a Marca, uma competição que contará com 24 clubes, representando os cinco continentes. A Europa terá 12 clubes, a América do Sul contará com cinco equipas, Ásia, África e América do Norte com duas equipas cada região e, por fim, um clube oriundo da Oceânia.

 

As 12 equipas europeias a participar deverão ser os quatro últimos vencedores da Liga dos Campeões, os últimos quatro finalistas não vencedores e os últimos quatro clubes seriam aqueles que nessa altura apresentassem melhor pontuação no raking da UEFA. Isso significa que se a prova se disputasse já em 2018, o Benfica e o Porto marcariam presença no Super Mundial.

 

Os 24 clubes dividir-se-iam em oito grupos compostos por três equipas, passando à fase seguinte da prova (quartos-de-final) os vencedores. As duas equipas finalistas da prova disputarão um total de cinco jogos.