Start-ups Fintech: O que são e o que fazem?

Fintech: O que são e o que fazem?

As fintech são uma área ampla que se divide em vários campos de actuação. As fintech tem vindo a crescer significativamente nos últimos anos e a transformar a relação das pessoas com a banca.
Fintech: O que são e o que fazem?
Bloomberg
Ana Laranjeiro 18 de Dezembro de 2016 às 19:05

Fintech – O que são?
Fintech, ou tecnologia financeira, é um sector composto por empresas que operam no sector financeiro e que disponibilizam soluções inovadoras. Soluções que estão a mudar o panorama da banca por todo o mundo. Esta indústria divide-se sobretudo em quatro áreas.


Pagamentos – "Mobile wallets"
Um das áreas em que muitas fintech operam é na área de pagamentos e das transferências bancárias. Há vários casos de "mobile wallets", que permitem efectuar pagamentos através do smartphone ou computador. O Paypal é um desses exemplos.


Empréstimos – Financiamento
Uma área que se pauta por métodos alternativos de financiamento. A bolsa de empréstimos Raize enquadra-se neste segmento. Esta plataforma permite que uma empresa obtenha capital através de vários investidores. Todas as transferências, cobranças e empréstimos nesta bolsa são geridos por uma instituição de pagamentos autorizada e supervisionada pelo Banco de Portugal.


Infra-estrutura – Detecção de fraude
Outro segmento são as inovações que permitem mais automatismo como a detecção de fraude.
 
"Machine learning" – Inteligência artificial
Uso de inteligência artificial em várias área do sistema bancário, como aconselhamento financeiro.




A sua opinião0
Este é o seu espaço para poder comentar o nosso artigo. A sua opinião conta e nós contamos com ela.
Faltam 300 caracteres
Negócios oferece este espaço de comentário, reflexão e debate e apela aos leitores que respeitem o seu estatuto editorial, promovam a discussão construtiva e combatam o insulto. O Negócios reserva-se ao direito de editar, apagar ou mesmo modificar os comentários dos seus leitores se atentarem contra o bom senso e seriedade.O acesso a todas as funcionalidades dos comentários está limitada a leitores registados e a Assinantes.
comentar
pub