Banca & Finanças Fosun assegura que não está a ser investigada por regulador chinês

Fosun assegura que não está a ser investigada por regulador chinês

O presidente executivo da Fosun International, maior accionista do BCP, garantiu que a empresa não está a ser investigada pelas autoridades chinesas.
Fosun assegura que não está a ser investigada por regulador chinês
Reuters
Negócios 31 de agosto de 2017 às 12:36

A Fosun International garantiu que nunca foi alvo de uma investigação pelas autoridades chinesas e que tem cumprido todas as exigências regulamentares na China e nos países onde está presente. A garantia foi dada pelo presidente executivo da empresa, Wang Qunbin, esta quinta-feira, 31 de Agosto.

Durante um encontro com jornalistas, o responsável explicou, citado pelo Financial Times, que os reguladores estavam apenas a monitorizar algumas empresas com vínculos ao sector financeiro.

"Para o sistema financeiro, por exemplo,existem reguladores de seguros, banca e valores mobiliários que vão regularmente às empresas" para fazer um ponto de situação, comentou Wang Qunbin, acrescentando que se trata de "uma actividade normal".

A reacção do responsável acontece depois de em Junho ter sido noticiado que as autoridades chinesas tinham aberto uma investigação à exposição de vários bancos a diversas grandes empresas do país, incluindo a Fosun. Em causa estavam as preocupações do regulador chinês para a banca - China Banking Regulatory Commision (CBRC) - com os riscos sistémicos que os empréstimos a estas empresas representam.

As autoridades chinesas têm tentado reduzir as milionárias compras estrangeiras por parte das empresas do país, de forma a ajudar a proteger a moeda local, o yuan, de uma maior desvalorização.

A Fosun é liderada por Guo Guangchang (na foto) e, além de ser o maior accionista do BCP, a empresa é dona da maior seguradora portuguesa, a Fidelidade, e da empresa privada de saúde, Luz Saúde. A compra de activos em Portugal pela Fosun atinge quase os 1.500 milhões de euros.




A sua opinião2
Este é o seu espaço para poder comentar o nosso artigo. A sua opinião conta e nós contamos com ela.
Faltam 300 caracteres
Negócios oferece este espaço de comentário, reflexão e debate e apela aos leitores que respeitem o seu estatuto editorial, promovam a discussão construtiva e combatam o insulto. O Negócios reserva-se ao direito de editar, apagar ou mesmo modificar os comentários dos seus leitores se atentarem contra o bom senso e seriedade.O acesso a todas as funcionalidades dos comentários está limitada a leitores registados e a Assinantes.
comentar
comentários mais recentes
o BCP está PRESTES a ser ENGOLIDO Há 2 semanas



o BCP está PRESTES a ser ENGOLIDO pelo SANTANDER foi no que deu OS SHORTS porem - no ao PREÇO da UVA MIJONA então se os LUCROS NÃO PARAM DE AUMENTAR só se o SANTANDER for ESTÚPIDO é que não APROVEITA esta BENESSE dos DEUSES

Certinha Há 2 semanas

Tudo gente idônea

pub